[weglot_switcher]

Ucrânia. ONU pediu sem êxito acesso a zonas controladas pela Rússia junto à barragem destruída

As Nações Unidas solicitaram, sem sucesso, o acesso às zonas inundadas pela destruição de uma barragem em Kherson, que se encontram sob controlo russo, anunciou a organização.
  • Barragem de Kakhovka Créditos: MAXAR TECHNOLOGIES
8 Junho 2023, 17h11

A coordenadora humanitária da ONU, Denise Brown, reuniu-se com o chefe da diplomacia ucraniana, Dimitri Kuleba, com quem analisou as possíveis respostas à “catástrofe” da barragem de Kakhovka, cuja destruição foi mutuamente atribuída pelas duas partes beligerantes.

Brown confirmou, em comunicado, que solicitou “repetidamente” garantias de acesso e segurança à margem esquerda, que está sob “controlo militar” da Rússia.

“Não recebemos esse acesso”, disse, lamentando que, para já, não acredite estarem reunidas as condições para poder prestar assistência.

A ONU e outros parceiros humanitários já começaram a entregar água, alimentos e dinheiro às pessoas afetadas, “desde o primeiro dia”, mas apenas na parte que permanece sob controlo ucraniano e apesar de quererem “chegar a todos os ucranianos necessitados de ambos os lados do rio Dnieper”.

O governo ucraniano acusou também as autoridades russas, nos últimos dias, de abandonarem à sua sorte as populações que teoricamente dependem delas.

No total, dezenas de aldeias foram afetadas pela subida repentina do nível das águas na sequência do colapso parcial da barragem.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.