[weglot_switcher]

Ucrânia: Parlamento suíço rejeita apoio de 5,1 mil milhões de euros de ajuda

O parlamento suíço rejeitou hoje um projeto de apoio à Ucrânia no valor de 5,1 mil milhões de euros nos próximos 10 anos, uma decisão que surge uma semana antes de o Presidente ucraniano discursar por videoconferência para os deputados helvéticos.
8 Junho 2023, 13h38

O plano recebeu 105 votos contra, maioritariamente da direita, e 86 a favor, informou a estação de televisão suíça RTS, citada pela agência de notícias espanhola Efe.

Volodymyr Zelenski falará por videoconferência na próxima quinta-feira no parlamento suíço, numa altura em que os legisladores suíços protagonizam grandes debates sobre uma possível ajuda militar indireta à Ucrânia, autorizando a revenda de armas suíças.

Países que no passado compraram armas à Suíça, como a Alemanha, a Dinamarca e a Espanha, pediram ao Governo suíço, desde 2022, autorização para as revender à Ucrânia, mas Berna rejeitou até agora esses pedidos, adianta a Efe.

A Suíça argumenta que as leis que protegem a sua neutralidade histórica proíbem a venda direta ou indireta das suas armas a países em guerra, incluindo a Rússia e a Ucrânia.

No entanto, ainda esta semana, o Conselho dos Estados (câmara alta) manifestou a sua posição a favor de certos tipos de revenda de armamento a países envolvidos em conflitos armados.

Apesar da rejeição de hoje do plano de ajuda, a Suíça já investiu 1,84 mil milhões de euros na Ucrânia e nos países vizinhos afetados pelo conflito até 2028, como recordou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros suíço, Ignazio Cassis, que já tinha manifestado a sua oposição à prorrogação desta ajuda.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.