[weglot_switcher]

Ucrânia prepara acusações dos crimes de guerra contra militares russos

Kiev está a investigar mais de sete mil potenciais crimes de guerra que terão sido cometidos pelas forças russas em território ucraniano. Pelo menos sete militares russos devem ser sancionados pela Ucrânia, de acordo com a procuradora geral daquele país.
26 Abril 2022, 17h32

A Ucrânia está a investigar 7.600 potenciais crimes de guerra e, pelo menos, meio milhar de suspeitos, na sequência de mais de dois meses de invasão russa à Ucrânia. A procuradora-geral ucraniana disse à agência “Reuters” que muitos dos suspeitos estão na Rússia, mas alguns foram capturados pelas forças ucranianas, na condição de prisioneiros de guerra.

Kiev prepara-se para acusar dos crimes de guerra pelo menos sete elementos das forças russas. Destes, três são pilotos suspeitos de bombardear zonas residenciais nas regiões de Kharkiv e Sumy, outros dois eram operadores de um lança mísseis que terá bombardeado Kharkiv e outros tantos são suspeitos de assassinar um homem residente em Kiev e de violar a mulher. A informação foi dada pela procuradora geral, Iryna Venediktova, à mesma agência.

O gabinete da procuradora notificou os cidadãos de que são suspeitos e estão a ser investigados, ainda que não existam, para já, acusações. Não são conhecidas as identidades dos suspeitos, mas alguns deles estarão detidos pelas forças ucranianas. O plano é acusar os suspeitos tanto nos tribunais da Ucrânia, como no Tribunal Criminal Internacional, o tribunal de crimes de guerra permanente, localizado nos Países Baixos.

O Kremlin e Ministério da defesa russo, questionados sobre esta situação por parte da mesma agência, não comentaram. Moscovo rejeitou recentemente as alegações de que estará a cometer crimes de guerra no território ucraniano.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.