Ucrânia. Presidente checo apoia entrada na NATO e ajuda militar “quase sem limites”

Petr Pavel disse que a ajuda militar à Ucrânia deve acontecer “quase sem limites”, mas tem dúvidas de que os caças F-16 possam chegar a tempo de ajudarem a defender o território ucraniano.

O presidente da Chéquia não tem dúvidas de que a Ucrânia deveria poder juntar-se à NATO assim que termine a guerra com a Rússia. Petr Pavel garante que a Ucrânia estaria “moralmente e na prática” preparada para se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte logo após o fim do conflito.

Em entrevista à estação britânica “BBC”, o antigo presidente do Comité Militar da NATO, entre 2015 e 2018, disse que a ajuda militar à Ucrânia por parte dos vários países deve ocorrer “quase sem limites”. Referiu ainda que, para ele, o tema do eventual envio dos caças F-16 “não é tabu”, mas tem dúvidas sobre se poderiam chegar a tempo de serem úteis às forças ucranianas.

O líder checo mostrou-se “orgulhoso” por ter sido “um dos primeiros a enviar apoio militar significativo” para a Ucrânia.

De recordar que o presidente dos EUA, Joe Biden, negou esta segunda-feira o envio dos aviões militares F-16 para apoiar as forças ucranianas. Por outro lado, o presidente francês, Emmanuel Macron, já referiu que não é de excluir qualquer tipo de ajuda à Ucrânia.

Relacionadas

Ucrânia. Joe Biden nega envio de caças F-16 para apoiar na guerra

O presidente dos EUA deixou a garantia de que não vai enviar aquelas aeronaves de combate. Por outro lado, o presidente francês reúne hoje com o ministro da Defesa ucraniano e fez saber que não tomou ainda uma decisão.
Recomendadas

Ucrânia: Derrota em Bakhmut pode levar a “compromissos inaceitáveis”

Há sete meses que a ofensiva russa se concentra em Bakhmut e o chefe de Estado ucraniano admitiu na terça-feira que a queda da cidade no leste da Ucrânia seria uma pesada derrota política.

Ucrânia: Quase 20 mil crianças ucranianas deportadas ilegalmente pela Rússia

A Rússia garantiu que 56 crianças ucranianas, internadas em centros para menores na Crimeia e em Krasnodar, estão preparadas para regressar para junto das famílias.

Ucrânia: Três tanques Leopard 2 doados por Portugal já estão com as forças ucranianas

Numa nota divulgada na rede social Twitter, o Ministério da Defesa português realçou que estes carros de combate foram entregues “conforme definido” com os parceiros.
Comentários