A Ucrânia tem planos de retomar as competições de futebol no mês de agosto. A autorização foi dada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, ainda que o país esteja a ser invadido pela vizinha Rússia.
O presidente da federação ucraniana de futebol, Andriy Pavelko, falou com Zelensky e com diretores da UEFA e da FIFA (organizações que regem o futebol europeu e mundial, respetivamente), de forma a encontrar uma forma segura de realizar as partidas.
“Falamos sobre o enorme impacto que o futebol tem em ajudar as pessoas a pensarem no futuro, porque agora claro que as pessoas não estão a raciocinar bem. Estão sem ânimo”, explicou Pavelko sobre a conversa que teve com o presidente ucraniano.
“Tomamos a decisão de retomar o campeonato em agosto”, prossegue. “O campeonato, a segunda liga e o campeonato feminino. Todos os níveis retomam em agosto.”
A Ucrânia viu-se forçada a suspender todas as provas em fevereiro, quando começou a invasão russa da Ucrânia. Mais de 100 dias depois, existe a expetativa de que os atletas possam regressar aos relvados no mês de agosto.