A União Europeia (UE) contabiliza atualmente mais de 60% da população adulta com a vacinação contra a Covid-19 completa. Os dados foram avançados, esta segunda-feira, pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na rede social Twitter.
60% of all adults in the EU are now fully vaccinated.
— Ursula von der Leyen (@vonderleyen) August 2, 2021
Full vaccination protects us from #COVID19 and its variants.⁰
Let's stay vigilant. Let's get vaccinated! For our own health – and to protect others. pic.twitter.com/cWiKmkzmxS
O valor é avançado dias depois de a responsável ter anunciado que 70% da população adulta já tem a primeira toma da vacina contra o vírus. uma meta definida pelo executivo comunitário que pretende, dessa forma, atingir a imunidade de grupo.
“A União Europeia manteve a sua palavra e cumpri. O nosso objetivo era de ter 70% dos adultos da UE com a primeira dose em julho. Hoje, essa meta foi atingida”, anunciou na mesma plataforma, na passada terça-feira. Na altura, a vacinação completa apenas se registava em 57% dos adultos.
“Estes valores colocam a Europa entre os líderes mundiais. O processo de recuperação do ritmo de vacinação foi muito bem sucedido, mas temos de continuar com os esforços”, apelou fazendo referência ao perigo associado à variante Delta.
Comparativamente aos Estados Unidos, a União Europeia teve dificuldades em atingir um ritmo acelerado da vacinação. Enquanto que fevereiro, 10% norte-americanos já tinham a vacinação completada, essa percentagem só foi atingida em março no bloco europeu. Na altura, o fornecimento de vacinas ainda era limitado e moroso, o que dificultava o acesso a estes fármacos aos 27 Estados-membros.
Em Portugal, mais de 55% da população já está complemente vacinada contra a Covid-19, contra mais de 68% que já recebeu a primeira dose da vacina. Ao todo, já foram administradas mais de 12 milhões de doses dos quatro fármacos aprovados no espaço europeu — Pfizer/BioNTech, Moderna, Johnson & Johnson e Astrazeneca — e estão ser inoculadas 0,87 pessoas por cada 100 mil habitantes, de acordo com os dados do Our World in Data.