UEFA ameaça FC Porto de exclusão das provas europeias. Santa Clara multado

A UEFA fez saber, através de um comunicado, das sanções impostas a vários clubes, pelo incumprimento das regras estabelecidas para o ‘fair-financeiro’. O PSG é o alvo da maior multa, que pode chegar aos 75 milhões de euros.

A UEFA ameaça excluir o FC Porto das competições europeias nas próximas três épocas. Além disso, o organismo que tutela o futebol europeu decidiu aplicar uma multa de 100 mil euros ao clube português.

Numa lista de sanções a vários clubes, está também presente o Santa Clara, dos Açores, com uma multa de 10 mil euros, são vários os clubes com sanções pesadas, com oito entidades multadas em 172 milhões de euros. Deste valor, 15% deve ser pago na totalidade, enquanto 85% estará dependente do cumprimento de metas estabelecidas no respetivo acordo por liquidação.

O FC Porto poderá ter falhado “ligeiramente” as condições do acordo de liquidação que estava estabelecido para o ‘fair-play’ financeiro, de acordo com um comunicado da entidade que rege o futebol europeu. Para evitar a multa e a exclusão das provas da UEFA por três anos, o clube “azul-e-branco” terá que provar que o resultado de equilíbrio agregado do clube nos exercícios de 2019, 2020, 2021 e 2022 está em conformidade com o que foi estabelecido pela UEFA.

No caso do Santa Clara, a multa deveu-se a “pequenas violações nos requisitos de equilíbrio” das contas do clube.

O clube que terá que pagar um maior valor é o PSG, cuja multa pode chegar aos 75 milhões (10 milhões serão fixos e 65 milhões variáveis).

O FC Porto já reagiu ao comunicado da UEFA. O clube garante, também em comunicado, que “já conseguiu superar as metas estabelecidas pelo acordo, o que será formalmente transmitido às instâncias competentes no próximo mês de outubro.”

“A Futebol Clube do Porto, Futebol, SAD tomou conhecimento que o Comité de Controlo Financeiro da UEFA (CFCB) considerou terem sido “ligeiramente incumpridas” as condições do acordo (Settlement Agreement) estabelecido para o preenchimento das regras do fair play financeiro, tendo por base o período terminado na época 20/21″, pode ler-se no documento.

Recomendadas

Regresso da Liga dos Campeões. FC Porto favorito, Benfica e Sporting partem em desvantagem

Os “dragões” têm boas possibilidades de vencer pela primeira vez na prova, enquanto os rivais de Lisboa não têm um cenário tão favorável. Na Liga Europa, o SC Braga é favorito no duelo pela liderança do grupo.

Indonésia. Polícia sob pressão pelo uso indiscriminado de gás lacrimogéneo

Os desacatos num estádio de futebol resultaram em 125 mortos, 17 dos quais crianças, de acordo com as autoridades. A atuação da polícia gerou o caos e vai contra as indicações da FIFA.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta segunda-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta segunda-feira.
Comentários