Ulrich: “Ataque informático não foi até agora eficaz e não trouxe prejuízo”

O ainda CEO do banco frisou que as pessoas podem confiar que os bancos, as empresas de telecomunicações, os serviços públicos, estão a fazer um enorme esforço pela segurança, “mas é uma luta permanente”.

Foto: Cristina Bernardo

O ataque cibernético iniciado na sexta-feira e que afetou 150 países é uma grande preocupação, mas as pessoas confiam nos esforços das empresas para garantir a segurança, disse Fernando Ulrich.

“É uma grande preocupação de todas as instituições, bancos ou não, que utilizem serviços digitais, a protecção da segurança dos dados dos seus clientes e utilizadores”, avançou o presidente do BPI, à margem da cerimónia de lançamento do Movimento pela Utilização Digital Ativa – MUDA.

“O ataque informático que tem sido referido nos últimos dias e que tem atingido entidades em vários países em todo o mundo, não foi até agora eficaz e não trouxe prejuízo para ninguém e portanto as pessoas podem confiar que as empresas, os bancos, as empresas de telecomunicações, os serviços públicos, todos fazemos um enorme esforço pela segurança, mas é uma luta permanente”, disse o ainda CEO do banco e que aguarda autorização do BCE para passar a Chairman do BPI.

O ataque desta sexta-feira afetou cerca de 150 países e pirateou os servidores de mais de 200 mil organizações estatais ou de grande proeminência em todo o mundo.

Em relação ao BPI, Ulrich confirmou que não sofreu qualquer ataque informático até ao momento.

Questionado sobre o plano de contingência do banco para evitar ataques informáticos, respondeu, que “a segurança é uma das maiores prioridades de todas as entidades que utilizam serviços digitais”, mas não adiantou planos concretos que tenha adoptado, porque “revelar isso é ajudar quem ataca, só posso dizer que não houve nenhum dano para ninguém”.

 

Relacionadas

Ministérios foram alvo de ataque cibernético, mas danos foram quase nulos

Uma das prioridades do Centro Nacional de Cibersegurança é garantir que os sistemas não fiquem bloqueados e que a informação que o Estado detém sobre cidadãos e empresas não seja roubada.

Ciberataque é uma “chamada de atenção” para entidades e governos, diz Microsoft

“Lições do ataque cibernético da semana passada”, é assim que se chama o comunicado da Microsoft, publicado dois dias depois de um ataque ‘ransomware’ que atingiu mais de 200 mil computadores

Função pública em alerta para novo ataque cibernético

Centro Nacional de Cibersegurança emitiu um alerta para a administração pública e manteve uma equipa de prevenção durante o fim de semana.
Recomendadas

Cosec permite que apólices de seguro caução possam ser assinadas digitalmente

Para que a Cosec emita as apólices neste formato, “os representantes legais do Tomador do Seguro e do Segurado têm de ter assinaturas digitais”, explica a companhia.

CGD e PayPal avançam com parceria para os pagamentos digitais

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) acaba de estabelecer uma parceria com a PayPal, a fintech líder mundial em pagamentos digitais. Em resultado desta parceria, na aplicação Caixadirecta, os clientes podem agora associar os cartões de pagamento da Caixa à carteira digital da PayPal.

UBS tenta anular acordo de venda do banco de investimento do Credit Suisse nos EUA

O UBS está preparado para entrar em conversações com Michael Klein para pôr fim a um negócio que tinha em vista pôr o célebre banqueiro de investimento de Wall Street a assumir o controlo de grande parte do banco de investimento do Credit Suisse nos Estados Unidos, noticiou o Financial Times.
Comentários