[weglot_switcher]

Ulrich: Fundo de Resolução recapitalizar o Novo Banco? “Era o que mais faltava”

Sobre o facto de serem os bancos a terem que suportar os custos da venda do Novo Banco abaixo do preço da recapitalização em 2014, o presidente do BPI diz que essas eram as regras do jogo.
  • Cristina Bernardo
18 Janeiro 2017, 18h29

Fernando Ulrich disse hoje que não espera que o Fundo de Resolução venha a recapitalizar o Novo Banco, que terá de fazer este ano um aumento de capital, depois de ter sido questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de não ser feita a venda do banco de transição no atual concurso.

“Já era só o que mais faltava”, ser o Fundo de Resolução a fazer o aumento de capital do Novo Banco, disse o presidente do BPI.

Sobre o facto de serem os bancos a terem que suportar os custos da venda do Novo Banco abaixo do preço da recapitalização em 2014, Fernando Ulrich disse que essas eram as regras do jogo, “mas como calcula não gostamos”.

O Fundo de Resolução vai pagar ao Estado os empréstimos de 3.900 milhões de euros para o Novo Banco e de 489 milhões para o Banif (ao todo 4.389 milhões) – para além de ir pagar uma dívida a um sindicato bancário que foi contraída para poder pôr mil milhões de capital no Novo Banco ( 700 milhões de euros foi assegurado por um sindicato bancário de oito instituições) e irá pagar isso com as receitas das vendas de activos. Isto é quer com a venda do Novo Banco, quer com a venda dos activos do Banif que estão na Oitante. O resto (a maior parte) é pago pelos bancos ao longo dos (muitos) anos.

“O Estado vai receber tudo o que emprestou ao Fundo de Resolução até ao último cêntimo e ainda juros”, explica Fernando Ulrich para dizer que quem paga o custo da resolução são os bancos e não os contribuintes.

De resto Ulrich recusou-se a comentar detalhes do Novo Banco, ou sequer a emitir uma opinião, porque “O BPI assinou um acordo de confidencialidade e como participou na segunda fase do processo de venda do Novo Banco [binding offer],  mesmo apesar de não termos estado envolvidos nesta fase final,  não posso fazer comentários, mas tenho muitas opiniões e preferências”, disse o banqueiro sem desenvolver.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.