A breves momentos de abandonar definitivamente a Casa Branca, Barack Obama recebeu o seu sucessor, Donald Trump, naquela que se tornou, agora, a residência oficial do 45º Presidente dos Estados Unidos. Antes da cerimónia da tomada de posse do Presidente eleito, o democrata e o republicano vão tomar chá, juntamente com as suas esposas, Melanie a Michelle, num dos salões da residência.
Durante a manhã, Barack Obama e Michelle receberam Donald Trump e Melania na pequena escada de acesso à Casa Branca e os casais posaram brevemente para fotógrafos e a ex-primeira-dama recebeu um presente oferecido por Melania. Trata-se de uma caixa da Tiffany and Co., empresa que tem uma loja dentro da ‘Trump Tower’ em Manhattan.
President Obama greets Donald Trump at the White House. Follow live coverage and analysis of Inauguration Day: https://t.co/6v809GgUcu pic.twitter.com/a54zXFwiaS
— The New York Times (@nytimes) January 20, 2017
O dia de Donald Trump e de Melania iniciou-se com uma cerimónia religiosa na pequena igreja episcopal de Saint John. Pouco antes da chegada do sucessor à sede presidencial, Obama foi visto a entrar pela última vez no Salão Oval, onde deixou a tradicional carta na mesa utilizada pelos presidentes americanos desde o século XIX.
Centenas de pessoas saíram à rua para protestar contra a nomeação de Donald Trump como 45º presidente dos Estados Unidos. Os manifestantes partiram vidros e janelas de carros em Washington. Segundo fontes oficiais estarão presentes na cerimónia entre 800 mil a 900 mil pessoas, para assistirem aos festejos associados ou participar em várias ações de protesto previstas.
O atual Presidente e o anterior dirigiram-se ao Capitólio, onde decorre a tomada de posse, juntos numa limousine.