[weglot_switcher]

O último chá de Obama e Trump

Poucas horas antes do início da cerimónia de tomada de posse, Donald Trump reuniu-se com Barack Obama na Casa Branca.
  • REUTERS/Kevin Lamarque
20 Janeiro 2017, 18h38

A breves momentos de abandonar definitivamente a Casa Branca, Barack Obama recebeu o seu sucessor, Donald Trump, naquela que se tornou, agora, a residência oficial do 45º Presidente dos Estados Unidos. Antes da cerimónia da tomada de posse do Presidente eleito, o democrata e o republicano vão tomar chá, juntamente com as suas esposas, Melanie a Michelle, num dos salões da residência.

Durante a manhã, Barack Obama e Michelle receberam Donald Trump e Melania na pequena escada de acesso à Casa Branca e os casais posaram brevemente para fotógrafos e a ex-primeira-dama recebeu um presente oferecido por Melania. Trata-se de uma caixa da Tiffany and Co., empresa que tem uma loja dentro da ‘Trump Tower’ em Manhattan.

O dia de Donald Trump e de Melania iniciou-se com uma cerimónia religiosa na pequena igreja episcopal de Saint John. Pouco antes da chegada do sucessor à sede presidencial, Obama foi visto a entrar pela última vez no Salão Oval, onde deixou a tradicional carta na mesa utilizada pelos presidentes americanos desde o século XIX.

Centenas de pessoas saíram à rua para protestar contra a nomeação de Donald Trump como 45º presidente dos Estados Unidos. Os manifestantes partiram vidros e janelas de carros em Washington. Segundo fontes oficiais estarão presentes na cerimónia entre 800 mil a 900 mil pessoas, para assistirem aos festejos associados ou participar em várias ações de protesto previstas.

O atual Presidente e o anterior dirigiram-se ao Capitólio, onde decorre a tomada de posse, juntos numa limousine.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.