Um adeus ou um até já: 110 mil portugueses deixaram o País em 2015

Emigração portuguesa representa um por cento da população nacional e “continua em níveis historicamente muito elevados”, disse o coordenador do Observatório da Emigração.

Cristina Bernardo

De acordo com dados do relatório da emigração em 2015 entregue hoje na Assembleia da República, saíram do país cerca de 110 mil portugueses no ano passado.

Segundo Rui Pena Pires, coordenador do Observatório da Emigração, pertencente ao ISCTE-IEL e que coopera com o Governo, o número de emigrantes em 2015 é igual ao registado nos dois anos anteriores.

Os dados refletem “uma estabilidade depois de um grande período de crescimento, na sequência da crise de 2008 e sobretudo depois de 2011, que estabiliza num patamar elevado”, disse Rui Pena Pires.

O observatório possui, ainda, outros dados recentes que mostram que houve “um pico um pouco maior por volta de 2013” do que o que se tinha sido estimado antes.

“A única coisa que podemos afirmar com bastante confiança é que a emigração não cresceu. Se estabilizou ou se teve uma ligeira descida, ainda não conseguimos afirmar”, continuou o coordenador do entidade.

O Reino Unido mantém-se como o principal país de destino, seguindo-se a Suíça e França.

Recomendadas

Governo recupera proposta para aumentar valor das horas extraordinárias

Em nove páginas, o Governo apresenta mais de 20 propostas aos parceiros sociais, no âmbito do acordo de rendimentos. Quer reforçar as horas extra, valorizar salários, simplificar as obrigações e baixar o IRC, mas não de modo transversal, como defendeu o ministro da Economia.

Governo diz ter “bons sinais” da União Europeia face a prioridades para a economia portuguesa

O secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, elogiou o pacote de medidas estabelecidas ao nível europeu no âmbito da energia, nomeadamente a solução, a longo prazo, em apostar no hidrogénio verde com a criação de um banco de hidrogénio, orçamentado em três mil milhões de euros.

JE Podcast: Ouça aqui as notícias mais importantes desta quarta-feira

Da economia à política, das empresas aos mercados, ouça aqui as principais notícias que marcam o dia informativo desta quarta-feira.
Comentários