[weglot_switcher]

“Um bom líder deixa a sua equipa brilhar e ficar com os louros”

Após vários anos como Chief Scientist e diretor do Centro de Empreendedorismo e Tecnologia em Berkeley, Iklhak Sidhu divide hoje o seu tempo entre a Califórnia e a capital espanhola, onde lidera, desde 2021, a IE School of Technology. O autor de “Innovation Engineering – A pratical guide to creating anything new” foi o orador convidado na última sessão do Innov.Club, uma iniciativa da Vieira de Almeida & Associados (VdA) e da consultora Beta i, que conta com o Jornal Económico entre os seus membros.
1 Abril 2023, 19h00

Concorda que todos os grandes projectos começam com uma boa história?
Sim, concordo com isso.

Mas o que é uma boa história? É a missão da organização? O que significa?
Muitas pessoas começam com o que eu chamo apenas os requisitos. Alguém diz que precisamos de construir algo que faça isto e aquilo, de uma página web que faça isto ou aquilo. E você diz, está bem, de que é que precisa? E faz uma lista e entrega-a a alguém. E o problema com isso é que a pessoa que está a pedir tem algo em mente, que depois é traduzido em poucas palavras. Mas a pessoa que está a construir tem outra coisa na sua mente.

Não há informação comum suficiente, e a pessoa que estava a pedir talvez nem tivesse a certeza do que realmente precisava. Por isso só tem um palpite. E depois o palpite é traduzido e, quando algo é feito, pode não corresponder ao que foi pedido. E assim, é melhor começar com uma história, uma forma que se assemelha a um conjunto de palavras, que pinta um quadro que inclui um problema e uma solução. Pode contar esta história em dois minutos. Há mais do que uma maneira de fazer uma história. E se tiver uma narrativa forte, então conta-a a outras pessoas e diz: penso que seria bom resolver o problema desta pessoa desta forma. E nem sequer tem de ter a história completa, tem cerca de 60% ou 70%, mas depois as pessoas podem-lhe dizer: “tentou isto? Ou pensou naquilo?”

Assim, à medida que conta a sua história às pessoas, ela melhora, e quando a história melhora, outras pessoas estão alinhadas consigo. E assim obtém-se consenso e uma boa comunicação. E quando a história for desenvolvida o suficiente, quando chega a altura de a tornar realidade, todos têm a mesma imagem na sua cabeça.

 

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.