[weglot_switcher]

“Um dos maiores templos budistas” do mundo inaugurado em Portugal

O edifício sagrado está pronto, a partir de sábado, para receber várias práticas espirituais e meditativas, que podem ocorrer no exterior, enquanto o templo interior será usado em rituais meditativos, para ensinamentos e para tomar votos.
29 Setembro 2017, 17h46

Vai ser inaugurado este sábado um dos maiores templos budistas do mundo ocidental, no Centro de Retiros de Santa Susana, em Alcácer do Sal. Com 16 metros de altura, o templo foi construído pela comunidade Guhya Mantrika com materiais comuns portugueses, como o chão de mármore alentejano, segundo noticia a agência Lusa.

O edifício chamado “Stupa Tashi Gomang” inclui um templo interior de 36 metros quadrados no piso térreo, preparado para acolher rituais, cerimónias e palestras sobre os ensinamentos de Buda. “Todas as qualidades da mente de um ser iluminado ou de um Buda”, explicou o lama Gyurme, em declarações à Lusa.

“O ‘Stupa’, eu começaria por dizer que, da perspetiva budista, para todos os seres vivos é importante, até para o planeta, mas do ponto de vista de uma visão mais consensual ou comum, o ‘Stupa’ representa todas as qualidades da mente de um ser iluminado ou de um buda”, disse o responsável pela Comunidade Guhya Mantrika, que abriu em 2014 o Centro de Retiros “Thubten Phuntsog Gephel Ling” de Santa Susana.

A comunicado budista acredita que o edifício, construído segundo a “arquitetura sagrada”, irá servir para cerimónias e meditação, mas que irá também “atrai circunstâncias auspiciosas para todo o planeta” e “particularmente para Portugal e para a região”. Existem outros “stupas” em Portugal, mas este “é o primeiro em duas características”, destacou o Lama Gyurme, referindo-se à dimensão e tipologia do edifício.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.