PremiumUm Natal diferente mas com algum otimismo

A época mais mágica do ano está à porta. Personalidades de diferentes áreas, como da economia, sociedade, política e cultura, revelam o presente que gostariam de receber este Natal e identificam os desafios com que os portugueses se irão deparar em 2022.

Abordando as novas restrições de combate à pandemia que entraram em vigor no início deste mês em Portugal continental, o primeiro-ministro António Costa afirmou que é da opinião que “todas as pessoas perceberam – os partidos políticos, os parceiros sociais e a sociedade em geral” que são “medidas bastante equilibradas, que procuram perturbar o mínimo possível o desenrolar de atividades”. “Não encerrámos atividades, estabelecimentos, não limitámos horários ou lotações, agora reforçámos foi as medidas de segurança para todo estarmos seguros com essas medidas”, referiu. Segundo o chefe do Executivo, o “reforço das medidas de segurança é também uma forma de dar confiança às pessoas” de que podem “continuar a manter a normalidade da frequência das atividades em maior segurança”.

António Costa mostrou-se confiante “que os portugueses irão aderir a estas normas”, apesar de o fazerem a “contragosto”, por terem “consciência da gravidade da situação” e porque sabem que, de forma a que o país saia “mais forte desta pandemia”, é necessário que “todos adiram as normas e restrições”. “Nesta fase, tendo em conta a evolução que acontece no conjunto da Europa, tendo em conta que há uma nova variante e que nos aproximamos cada vez mais da época do frio, que vamos estar todos mais juntos no Natal e no período das festas, é necessário reforçar as cautelas.”, considerou.

Teremos, então, mais uma vez, um Natal diferente, pautado pelos constrangimentos e mudanças introduzidos pela pandemia. Será possível termos um Natal “normal” com o Covid? Teremos que nos adaptar e festejar de forma diferente.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

Conferência do Jornal Económico debate os grandes temas de 2023

O auditório principal do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) recebeu na passada sexta-feira, 16 de setembro, a conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Primeiro-ministro espanhol testou positivo à Covid-19

Sánchez não disse se estava a sentir-se doente ou se iria cancelar outros compromissos na próxima semana.

Portugal registou 18.315 mil casos e 37 mortes de Covid-19 na última semana

A Direção-Geral da Saúde contabilizou mais 2.049 infeções em comparação à semana anterior.
Comentários