[weglot_switcher]

Uma das três maiores Fundações do mundo está em Portugal

Segundo um estudo do Instituto Coordenadas, a Fundação Bancária “la Caixa” que inicia este ano a sua implantação progressiva em Portugal, tem um total de 24 mil milhões de euros em volume de ativos.
  • Cristina Bernardo
8 Abril 2018, 10h14

Um estudo do Instituto Coordenadas, um centro para o estudo e análise do desenho e implementação de políticas públicas e económicas em Espanha e na Europa, revela que a Fundação Bancária “la Caixa” é a terceira fundação mundial em volume de ativos, com um total de 24 mil milhões de euros. O estudo centrou-se nas fundações que possuem ativos próprios que geram recursos dedicados a atividades filantrópicas de todos os tipos e não incluem organizações dedicadas à mesma finalidade e que obtêm financiamento de fontes externas.

À frente das dez maiores fundações do mundo está a Fundação Gates, com 32.800 milhões de euros, seguida pela Wellcome Trust, com 26.300 milhões. Após a terceira posição da Fundação La Caixa, e a uma considerável distância em volume de ativos, estão a Fundação Ford com 9.6 mil milhões; a Fundação Robert Wood Johnson F, com 8.630 milhões; a Fondazione Cariplo, com 7.665 milhões; a Fundação William e Flora Hewlett, com 7.330 milhões; a Fundação WK Kellog,  com 6.710 milhões ,  a Fundação David e Lucile Packard com 5.783 milhões de euros de ativos. Em décimo lugar aparece o Global Fund com 4.320 milhões.

O estudo do Instituto de Coordenadas também analisou o potencial de investimento anual das fundações e, neste campo, a Fundação Bancária “la Caixa” também se encontra entre as maiores do mundo, com um orçamento anual de 510 milhões de euros. A Fundação Gates continua como a número, com uma despesa anual de 3.420 milhões de euros, seguida pelo Wellcome Trust com 1.398 milhões de euros.

As fundações norte-americanas Ford e Robert Wood dedicam anualmente mais de 400 milhões de euros para fins filantrópicos, seguidos pelos norte-americanos Packard, Hewlett e Kellog, com orçamentos superiores a 300 milhões de euros. As fundações bancárias italianas Cariplo e San Paolo completam a lista com investimentos anuais abaixo de 200 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.