[weglot_switcher]

Uma em cada cinco é portuguesa. Portugal liderou fabrico de bicicletas na UE em 2021

As empresas portuguesas continuam a dar cartas no fabrico de bicicletas no “Velho Continente” e em 2021, Portugal fabricou quase três milhões de bicicletas. Isso significa que uma em cada cinco bicicletas com o selo da UE (e que rodam um pouco por todo o mundo) é de fabrico nacional.
20 Setembro 2022, 17h30

Em cada cinco bicicletas produzidas na União Europeia (UE), em 2021, foi fabricada em Portugal. Os números são da Eurostat e demonstram que Portugal continua a ganhar peso na produção deste sector e a impulsionar as exportações de bicicletas que voltaram também a crescer no ano passado.

O ano passado, foram produzidas um total de 13,5 milhões de bicicletas na UE, um número que representa um incremento de 11% face a 2020. O Eurostat adianta que as empresas portuguesas produziram 2,9 milhões de unidades e voltou a liderar entre os produtores europeus. Roménia (2,5 milhões) e Itália (1,9 milhões) fecham o ‘top3’ dos países que mais contribuem para a produção de bicicletas na União.

Já a exportação destes bens na UE continua numa trajetória ascendente. Em 2021, os Estados-Membros exportaram para fora de território europeu bicicletas elétricas e não elétricas no valor de 921 milhões de euros. Este valor representa um crescimento de 3% das exportações face aos números conhecidos em 2020, ano em que estas vendas dispararam 40%.

No que diz respeito a unidades vendidas em 2021, note-se que a União Europeia vendeu 1,5 milhões de bicicletas não elétricas e importou 5,7 milhões de bicicletas. Estes números representam uma subida de 16% e de 17%, respetivamente, em comparação com 2020.

O Reino Unido foi o principal destino das exportações de bicicletas, representando 30% do total de vendas internacionais deste tipo de artigo. A Suíça comprou 21% das exportações de bicicletas produzidas na Europa enquanto os EUA ficaram com 6% dessas exportações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.