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Uma em cada quatro PME nacional não apresenta uma estratégia digital

Segundo o Relatório Global da PSE – Produtos e Serviços de Estatística, realizado entre os meses de Março e Abril de 2018 junto de directores, quadros superiores e técnicos de 1508 PME de seis grandes sectores de actividade, uma em cada quatro (26%) empresas não apresenta uma estratégia digital.
26 Julho 2018, 12h51

O Relatório Global refere também que 37% são principiantes, ou seja, fazem alguma comunicação para divulgação de eventos ou produtos de forma não organizada ou sistemática; 16% não vão além do estado elementar (têm consciência do potencial digital e social, mas têm dificuldade na realização de campanhas, muito por falta de pessoal especializado); 10% encontram-se no estado intermédio (usam um leque mais alargado de canais) e apenas 6% se situam no estado avançado, com menos ainda, 5%, numa fase proficiente, ou seja, com tecnologias sociais e digitais integradas nos processos de negócio.

Inquiridas sobre os canais digitais mais usados, a maioria (91%) elege o e-mail, usado diariamente ou semanalmente para actividades de marketing. Ao todo, 80% das PME encontram-se nos graus mais baixos de maturidade na utilização de canais sociais e digitais, tendo como objectivos a divulgação através de e-mail, o uso do website como uma montra e aumentar a presença e visibilidade.

O que se traduz “na utilização ineficiente de canais, em acções esporádicas e não-sistemáticas de comunicação de eventos ou produtos, sem grandes objectivos de negócio e sem uma medição”.

Para as restantes (20%), estes meios “servem para potenciar a rede e crescer, potenciar comercialmente canais digitais e sociais, assim como integrar a tecnologia na organização, interna e externamente”.

Mas nem todos os sectores de actividade são iguais. Agricultura e pescas (2%), construção (8%) e indústria e energia (29%) são os sectores onde é menor a maturidade digital.

No reverso da medalha encontram-se o sector dos serviços (35%), comércio (23%) e outros (2%), este último composto por empresas da área da saúde, TI, software, electrónica, telecomunicações, educação, etc.

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