[weglot_switcher]

Uma expedição filosófica através da música no MAAT

Fevereiro rima com meditação no MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa. E quando dizemos rima referimo-nos à magia que pode ter a ressonância da palavra e do som. Descubra como em “Meditações a 7,8 Hz”.
25 Janeiro 2022, 08h25

A pandemia global que atravessou 2020-21, criou isolamento social e pôs em causa formas de estar e de nos relacionarmos. A relação com o outro e com a natureza foi revista, questionada. De forma abrupta e involuntária, fomos convidados (obrigados, melhor dizendo) a meditar. O mesmo é dizer refletir sobre o que nos sucedia.

Sob a batuta da maestrina-curadora Mariana Pestana, Meditações a 7,8 Hz traz Michael Marder, Maxwell Sterling, Joana Gama e Luís Fernandes, Sofia Lemos e Ece Canli ao MAAT para protagonizarem três momentos, três meditações, que visam refletir sobre a coexistência num planeta finito, sobre o futuro que passa, forçosamente, por pensar o estranho presente em que vivemos.

Recorrendo a diferentes metodologias – reorientação e posicionamento do corpo, da razão e da imaginação –, o fio condutor é pois o de uma consciência de interdependência ecológica que visa, acima de tudo, uma ressonância entre a Terra e o ser humano. Aliás, o mote não é de todo inocente. 7,8 Hz é a ressonância eletromagnética da Terra, “produzida por descargas de energia como raios e trovões que ocorrem entre a superfície da terra e a ionosfera, mas que é também a frequência do cérebro humano em estado de relaxamento quase meditativo, entre a consciência e a inconsciência, e pode ser induzida por exposição a sequências de luz”, lê-se no comunicado que apresenta a iniciativa.

Inicialmente concebida como complemento à exposição “DIA”, de Carsten Höller, patente no MAAT e que parte dessa mesma frequência, a curadora pretende propor, em Meditações a 7,8 Hz, “uma expedição filosófica no rescaldo dos crescentes sintomas sociais de desorientação, ansiedade e dúvida decorrentes da crise ecológica global, explorando modos de pensar, questionar e imaginar esta e outras realidades possíveis”, sublinha o comunicado.

Uma “expedição filosófica” que será editada num LP coproduzido pelo MAAT e pela editora discográfica Holuzam, em maio de 2022, para que também possam ser ouvidas em casa. Uma reflexão nunca vem só.

 

Programa:

Meditação #1 | 05 de fevereiro | 19.00-20.00

Michael Marder + Maxwell Sterling

Meditação #2 | 12 de fevereiro | 19.00-20.00

Federico Campagna (gravação) + Joana Gama e Luís Fernandes

Meditação #3 | 19 de fevereiro | 19.00-20.00

Sofia Lemos + Ece Canli

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.