[weglot_switcher]

“Uma guerra no século XXI é um absurdo”. Guterres visita cidades ucranianas atingidas pela guerra (com áudio)

Numa visita emotiva e marcada pela destruição, o secretário-geral da ONU admitiu que vê a família a fugir em pânico perante a situação vivenciada por centenas de ucranianos.
28 Abril 2022, 09h31

O secretário-geral da ONU está na Ucrânia para um encontro com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mas antes fez questão de visitar algumas das cidades afetadas pelo conflito armado e pelos mísseis russos.

Numa das primeiras declarações desta quinta-feira, em Borodyanka, António Guterres afirmou que “uma guerra no século XXI é um absurdo” e mesmo um crime para a humanidade e para quem tem de passar por estes atentados, como é o caso do povo ucraniano.

Na primeira cidade visitada, Guterres está rodeado de tropas ucranianas, que visam garantir a sua segurança naquela que é uma das cidades mais atingidas pela guerra russa.

Ao verificar as barbaridades efetuadas, numa visita que acontece no dia seguinte ao encontro com Vladimir Putin, o secretário-geral da ONU admite que imagina a sua própria família a fugir perante o pânico, uma vez que está perante edifícios destruídos por bombas e mísseis. “Vejo as minhas netas a fugir em pânico, parte da família talvez morta”.

A visita a Borodyanka, antes de seguir para Bucha, terminou com um António Guterres emotivo a dizer que é impossível aceitar uma guerra no presente século.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.