Uma ONU de mãos atadas e Guterres no meio da guerra. Ouça o podcast “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

Numa semana marcada pela visita de António Guterres a Moscovo e a Kiev, foi debatido o papel da ONU num conflito sem fim à vista. A eleição de Macron em França e os conflitos no Afeganistão entre os talibãs e o Estado Islâmico serão outros temas em análise. Não perca a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa neste podcast conduzido pelo jornalista do JE António Freitas de Sousa.

 

Ouça e acompanhe o podcast “A Arte da Guerra” em:

Apple PodcastsSpotify | Google Podcasts | Anchor

 

“A ONU fica sempre de mãos atadas quando há um problema com um país do Conselho de Segurança”. Mesmo assim, a visita de António Guterres a Moscovo não deixa de criar algum capital de esperança.

Capital de esperança é precisamente o que a vitória de Emmanuel Macron veio emprestar à Europa com a sua vitória sobre a extrema-direita de Marine Le Pen – mas o crescimento paulatino da sua posição continua a ser um perigo que estará outra vez presente em junho, a quando das eleições parlamentares.

Sem esperança nem capital, continua o regime do Afeganistão, onde tudo leva a crer que a grande batalha se dá atualmente entre os talibãs e o que resta, que não parece ser assim tão pouco, do Estado Islâmico.

Tudo para ver e ouvir, esta semana, no programa “A Arte da Guerra”, da plataforma multimédia JE TV, um programa conduzido pelo jornalista António Freitas de Sousa e com os comentários do embaixador Francisco Seixas da Costa.

Recomendadas

“Dia da Vitória”: medir o pulso da guerra no discurso de Putin. Ouça o podcast “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

Estas comemorações permitiram ao Ocidente perceber quais poderão ser os próximos passos da Rússia na guerra que está em curso na Ucrânia. As razões para que o Líbano seja um país falhado e uma base militar chinesa nas Ilhas Salomão que está a enervar os EUA e a Austrália serão outros temas em análise por parte do embaixador Francisco Seixas da Costa nesta edição do podcast do JE.

Guterres: entre as bombas de Putin e a ida à Turquia. Ouça o podcast “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

Do périplo do secretário-geral da ONU, na rota Ancara-Moscovo-Kiev, ao caminho das próximas legislativas francesas passando pela probabilidade de uma nova configuração (provavelmente incómoda para Boris Johnson) do parlamento da Irlanda do Norte. Estes serão os temas em análise por parte do embaixador Francisco Seixas da Costa nesta edição do podcast do JE.

Alemanha vs UE: a clivagem com que Putin contava. Ouça o podcast “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

Numa altura em que uma parte da Europa está à espera que a Alemanha se decida por fechar a torneira do gás russo, vale a pena observar que consequências políticas pode ter essa possível clivagem no que tem a ver com a forma como o bloco está a apoiar a Ucrânia. Não perca a análise do embaixador Francisco Seixas da Costa neste podcast conduzido pelo jornalista do JE António Freitas de Sousa.
Comentários