[weglot_switcher]

Uma ONU de mãos atadas e Guterres no meio da guerra. Veja “A Arte da Guerra” com Francisco Seixas da Costa

Numa semana marcada pela visita de António Guterres a Moscovo e a Kiev, foi debatido o papel da ONU num conflito sem fim à vista. A eleição de Macron em França e os conflitos no Afeganistão entre os talibãs e o Estado Islâmico serão outros temas em análise na edição desta semana.
28 Abril 2022, 11h00

“A ONU fica sempre de mãos atadas quando há um problema com um país do Conselho de Segurança”. Mesmo assim, a visita de António Guterres a Moscovo não deixa de criar algum capital de esperança.

Capital de esperança é precisamente o que a vitória de Emmanuel Macron veio emprestar à Europa com a sua vitória sobre a extrema-direita de Marine Le Pen – mas o crescimento paulatino da sua posição continua a ser um perigo que estará outra vez presente em junho, a quando das eleições parlamentares.

Sem esperança nem capital, continua o regime do Afeganistão, onde tudo leva a crer que a grande batalha se dá atualmente entre os talibãs e o que resta, que não parece ser assim tão pouco, do Estado Islâmico.

Tudo para ver esta semana em “A Arte da Guerra”, da plataforma multimédia JE TV, um programa conduzido pelo jornalista António Freitas de Sousa e com os comentários do embaixador Francisco Seixas da Costa.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.