Não só de tecnologia, design e inovação vive a ECOSTEEL, uma empresa localizada na região do Grande Porto, em Laundos, que não se destaca apenas pelo valor e soluções associadas às mais diversas atividades que vão desde o desenvolvimento de sistemas de caixilharia minimalistas a sistemas de construção inovadores e instalações artísticas, como também pela capacidade de envolver clientes, parceiros e colaboradores no processo criativo, estimulando os sentidos através da arte.
Naquela que é apelidada por muitos de “fábrica da criatividade”, liderada por José Maria Ferreira, respira-se arte. No restaurante que serve de cantina, os menus são elaborados para surpreender. As refeições têm como pano de fundo painéis do Bordalo II e o jardim é plantado por instalações artísticas de Pedro Cabrita Reis, Siza Vieira e Pedro Calapez, entre outros. Ao entrar no edíficio encontramos a arte de José Pedro Croft, na receção a criatividade de João louro, a Ana Aragão encontramo-la do departamento financeiro e na própria unidade fabril é Dario Basso que se apresenta sob a forma de criativos painéis.
Nesta fábrica, que também é um museu marcado pela invisibilidade das longas estruturas envidraçadas, cruzamo-nos com obras de artistas convidados que ali chegam um pouco de todo o mundo para transformar a ECOSTEEL numa montra de arte. Os exemplos somam-se e entre eles encontramos referências como Celia Ledón, a reconhecida designer industrial e diretora de arte, ou reconhecidos artistas plásticos e arquitetos como Paula Santos, Michel Rojkind, Carvalho Araújo, João Mendes Ribeiro, Alexis Cladière, entre outros.
No espaço onde a luz natural não tem barreiras, a verticalidade dos perfis de alumínio e outros materiais em exposição alinham-se com as inúmeras edições especiais das mais variadas publicações de arquitetura e design. Nomes como Álvaro Siza Vieira, Aires Mateus, Eduardo Souto de Moura ou Renzo Piano são referências para todos os que trabalham na ECOSTEEL, seja pela presença da sua obra, do seu esboço ou porque por ali se cruzaram.
Na ECOSTEEL a aposta passa por pensar “fora da caixa” e criar o que não existe! Essa capacidade de assim ser não se adquire! É algo que se constrói através da criação de relações win-win entre a organização e os colaboradores. Ações de wellbeing e lifestyle como forma de proporcionar atividades complementares ao trabalho, como por exemplo as aulas de música, aulas de ioga, aulas de personal training no ginásio criado nas instalações, sessões com massagista para evitar lesões no dia-a-dia dos colaboradores ou, simplesmente, serviços de estética e barbeiro, são para a empresa um dos investimentos com maior retorno. Porque a história da ECOSTEEL é feita por pessoas motivadas com a vontade de mudar o futuro com o trabalho do presente.
No espaço onde se projeta e inova, trocam-se ideias, crescem projetos, lançam-se desafios, ao mesmo tempo que se convive na pausa de um simples café ou nas aulas de música dinamizadas por João Dias, um jovem músico que aceitou o desafio de formar uma banda e criar o hino para a empresa. O desafio foi cumprido e agigantou a vontade de poder criar algo ainda maior, mais completo – um departamento de música. A todos colaboradores é dada a oportunidade de aprender música e de partilhar o palco que é montado para animar ações da empresa ou, simplesmente, para animar a pausa para o café.
De uma parceria com a Orquestra de Jazz de Matosinhos foi criada a playlist OTIIMA que dá música a colaboradores, parceiros e clientes da ECOSTEEL.