UMa promove Macaronight para debater adaptação às alterações climáticas e restauração das águas e oceanos

Na Madeira, o projeto é liderado pela Universidade da Madeira e tem como parceiros a Secretaria Regional de Educação, a Câmara Municipal do Funchal, a ARDITI e a StartUp Madeira.

A Universidade da Madeira vai realizar na próxima sexta-feira, dia 30 de setembro, mais uma edição do Macaronight, este ano dedicada ao tema “Missões Horizonte Europa”.

O programa deste ano conta com um conjunto alargado de atividades relacionadas com a “Restauração das nossas águas e oceanos” e a “Adaptação às alterações climáticas”, entre inúmeros outros temas. Além disso, pela primeira vez, o programa inclui também visitas guiadas ao Laboratório de Investigação do Centro de Química da Madeira e à Estação de Biologia Marinha do Funchal.

O evento vai decorrer em formato híbrido, havendo uma componente presencial, que se realizará no Campus da Penteada (Piso -1), entre as 14h e as 20h do dia 30 de setembro, e uma componente online, que poderá ser acompanhada através do site do evento.

A participação presencial nas atividades é gratuita, mas requer inscrição prévia obrigatória, que deve ser feita através do preenchimento do formulário online.

Nesta edição vão estar representados vários Centros de Investigação, Departamentos e Escolas da Universidade da Madeira, nomeadamente o Centre of Applied Economics Studies of the Atlantic (CEEAplA), o Centro de Agricultura Sustentável e Tecnologia Alimentar (ISOPlexis), o Grupo de Investigação em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, o Pólo na UMa do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, o Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo(CiTUR Madeira), o NeuroRehabLab | LifeTech Madeira, o Departamento de Engenharia Civil e Geologia, a Escola Superior de Saúde, e a Escola Superior de Tecnologias e Gestão.

Confirmada está também a participação da Europe Direct Madeira, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, polo da Madeira (MARE), da StartUP Madeira, da Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação  (ARDITI), e da Iniciativa Madeira Digital Health and Wellbeing.

O projeto Macaronight é financiado por mecanismos do grupo Horizon H2020 – Marie Curie Sklodowska/European Union e tem como parceiros Canárias, Açores, e Madeira, com o objetivo de divulgar a ciência, tecnologia, investigação e inovação desenvolvidas na região da Macaronésia.

Na Madeira, o projeto é liderado pela Universidade da Madeira e tem como parceiros a Secretaria Regional de Educação, a Câmara Municipal do Funchal, a ARDITI e a StartUp Madeira.

Recomendadas

Madeira: Entidades do sector da construção e imobiliário assinam protocolo de colaboração para fiscalização do sector

Com este protocolo o IMPIC obriga-se a manter na Região quadros da sua Direção de Inspeção, para exercer na Região as funções de inspeção e fiscalização que lhe estão legal e estatutariamente atribuídas. 

Contrair dívidas para pagar outras dívidas é boa ideia? Saiba aqui

O primeiro passo para organizar a sua vida financeira é constituir um Fundo de Emergência. Se ainda não tem comece já a constituir o seu, equivalente a, pelo menos, entre três a seis meses de ordenado, aplicando-o num produto mobilizável a curto prazo.

Madeira: Noite do Mercado está de volta e sem restrições

Na apresentação do evento, que decorreu esta segunda-feira no Salão Nobre, o presidente da Câmara Municipal do Funchal, realçou que a Noite do Mercado será uma “festa tradicional” que decorre a partir das 15h30 do dia 23 de dezembro até às 4h do dia 24 de dezembro.
Comentários