Unbabel eleita como a maior scaleup portuguesa em 2019

Startup portuguesa lidera ranking da aceleradora de startups BGI num relatório sobre o ecossistema português de empreendedorismo.

A Unbabel, startup portuguesa que alia a Inteligência Artificial de última geração com pós-edição humana à tradução automática, acaba de ser eleita como a maior scaleup portuguesa em 2019 no ranking criado pela aceleradora de startups BGI em colaboração com o EIT Digital, num relatório sobre o ecossistema português de empreendedorismo – Scale Up Portugal 2019.

A Unbabel surge no primeiro lugar do pódio num ranking composto por 25 scaleups portuguesas e que teve como critérios de avaliação o total de investimento captado, o total de receitas, o rácio entre capital e receitas, o número de postos de trabalho criados e o potencial de criação de novos empregos, e startups fundadas entre 2013 e 2018.

Recorde-se que a Unbabel fechou, em setembro passado, com sucesso uma ronda de financiamento Série C no montante de 60 milhões de dólares, liderada pela Point72 Ventures, juntamente com a e.ventures, Greycroft e com a Indico Capital Partners, elevando para 91 milhões de dólares o investimento total captado.

O relatório revela ainda que as 25 maiores scaleups portuguesas angariaram este ano um total de 178 milhões de euros em rondas de financiamento, um valor que representa um crescimento de 54% face ao valor angariado pelo top 25 em 2018. Do total de investimento captado pelas scaleups portuguesas, 87% teve origem em capital estrangeiro com os restantes 13% a serem garantidos por investidores portugueses. Os Estados Unidos surgem como o país que mais investe nas scaleups portuguesas, com 58%, seguidos pela Alemanha (15%), Portugal (10%) e a União Europeia (4%).

Consulte aqui o relatório

Recomendadas

Topo da Agenda: o que não pode perder nos mercados e na economia esta semana

A semana arranca com os mercados a reagir à vitória do partido extrema-direita liderado por Giorgia Meloni em Itália. Esta segunda-feira, Christine Lagarde fala no Parlamento Europeu e, por cá, o Instituto Nacional de Estatística divulga as tábuas da mortalidade em Portugal, referentes ao período pandémico. Conheça a agenda da semana.

Digi e Cellnex celebram acordo para instalação de rede 5G em Portugal

Esta é a primeira informação oficial a surgir depois de a Digi ter investido mais de 67 milhões de euros na compra de licenças 5G no leilão da Anacom.

Mastercard quer oferecer soluções tecnológicas de pagamento que incluam criptomoedas

A Economista Responsável pelos Mercados da Europa, Médio-Oriente e África no Instituto Económico da Mastercard, Natalia Lechmanova, mostrou como os hábitos dos consumidores estão a alterar-se nas economias ocidentais, onde “as pessoas estão a dar cada vez mais prioridade às experiências e menos a “coisas”.
Comentários