União Africana sublinha que Gorbachev “mudou o curso da história”

A União Africana (UA) lamentou hoje a morte do último líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, Mikhail Gorbachev, sublinhando que “ele mudou o curso da história”, promovendo um processo que acabou “com a Guerra Fria”.

“Saúdo a memória do ilustre falecido e apresento as minhas condolências ao povo russo e aos seus líderes. Que a sua alma descanse em paz”, declarou o atual presidente da União Africana (UA) e chefe de Estado do Senegal, Macky Sall, na sua página oficial na rede social Twitter.

O presidente da Comissão da UA (secretariado), Moussa Faki Mahamat, também reagiu no Twitter à morte do antigo dirigente da União Soviética, que descreveu como um “líder único”.

Mahamat enfatizou que Gorbachev “iniciou um processo que pôs fim à Guerra Fria e mudou o curso da história”.

Gorbachev morreu na terça-feira em Moscovo, aos 91 anos, de doença prolongada.

A União Soviética apoiou os movimentos de libertação na África durante o processo de descolonização, na década de 1960, e deu aos novos Estados apoio financeiro e militar com o objetivo de convertê-los ao comunismo, contra a influência dos Estados Unidos da América.

Após o colapso da União Soviética, em 1991, a Rússia herdou os seus fardos e a África caiu no esquecimento até à chegada do novo milénio, quando a ascensão de Vladimir Putin ao poder coincidiu com o ressurgimento do continente

Recomendadas

São Tomé. Próximo Governo enfrenta economia a abrandar e inflação a disparar

São Tomé e Príncipe manteve a estabilidade macroeconómica, apesar de muitos desafios; devido, em grande medida, a choques exógenos, o crescimento diminuiu e a inflação aumentou em 2021″, escrevia o Fundo Monetário Internacional (FMI) na última avaliação anual à economia de São Tomé, em março.

Diamante branco de 131 quilates descoberto na mina angolana do Lulo

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama) anunciou hoje a descoberta de um diamante branco de 131 quilates na mina do Lulo, província da Lunda Norte, considerado o 29.º de mais de 100 quilates extraído naquela mina.

Presidente angolano nomeia novo Conselho da República com 23 personalidades

Foram indicados para o órgão colegial consultivo do chefe de Estado, a vice-presidente da República, Esperança Maria da Costa, a presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, o procurador-geral da República, Hélder Fernando Pitta Gróz.
Comentários