[weglot_switcher]

União Europeia contesta na OMC as restrições russas às exportações de madeira

De acordo com os responsáveis da Commissão Europeia, “as restrições russas são altamente prejudiciais para a indústria transformadora da madeira da UE, que depende das exportações da Rússia, e criam uma incerteza significativa no mercado mundial da madeira”.
21 Janeiro 2022, 18h45

A União Europeia (UE) solicitou ontem, dia 20 de janeiro, a realização de consultas com a Rússia no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC) relativamente às restrições à exportação impostas pela Rússia aos produtos de madeira.

“As restrições à exportação consistem num aumento significativo dos direitos de exportação sobre determinados produtos de madeira e numa redução drástica do número de pontos de passagem fronteiriços através dos quais essas exportações podem ser efetuadas”, esclarece um comunicado do RAPID, gabinete informativo da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

De acordo com esse documento, “as restrições russas são altamente prejudiciais para a indústria transformadora da madeira da UE, que depende das exportações da Rússia, e criam uma incerteza significativa no mercado mundial da madeira”.

“A UE tem repetidamente dialogado com a Rússia desde que Moscovo anunciou estas medidas em outubro de 2020, sem êxito. As medidas em questão entraram em vigor em janeiro de 2022. As consultas solicitadas pela UE constituem o primeiro passo no processo de resolução de litígios da OMC. Se não conduzirem a uma solução satisfatória, a UE pode solicitar que a OMC crie um painel para se pronunciar sobre a questão”, conclui o referido comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.