[weglot_switcher]

União Europeia debate consolidação da união económica e monetária

O Comité Económico e Social Europeu organiza hoje um debate público sobre o futuro do euro e as ameaças e oportunidades que se esperam na fase do aprofundamento da união económica e monetária (UEM).
2 Fevereiro 2017, 07h15

O objectivo do debate “é apoiar o necessário consenso sobre um roteiro ambicioso para completar a UEM até 2025, como parte de uma visão global para o futuro da União Europeia”, segundo afirma Bruxelas.

Esta fase preliminar de debate tem em vista a realização da cimeira de março de 2017, por ocasião do 60º aniversário do Tratado de Roma, ao mesmo tempo que pretende chamar a atenção para o lançamento próximo do chamado Livro Branco da Comissão sobre o futuro da União Económica e Monetária. “É agora o momento para uma discussão aprofundada com os peritos económicos, os responsáveis da própria UE e os representantes da sociedade civil sobre as várias ameaças e oportunidades relacionadas com a conclusão da UEM, conforme delineado no relatório dos Cinco Presidentes”, recorda fonte oficial de Bruxelas.

Entretanto, os deputados europeus vão também deliberar durante o dia de hoje sobre a isenção dos cidadãos da Geórgia da obrigação de visto quando viajam para o espaço comum. O Parlamento garantiu, numa votação aprovada em Dezembro, que as viagens sem visto dos nacionais de países terceiros para a UE podem ser suspensas por razões de segurança interna, se necessário.

Ainda no quadro de cenário externo, a chefe da política externa da UE, a italiana Federica Mogherini , e os deputados discutirão as ameaças ao Estado de Direito na República Democrática do Congo e no Gabão – na tentativa de prepararem uma resolução sobre a matéria a ser votada durante o dia de amanhã.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.