[weglot_switcher]

União Europeia discute quinta-feira estratégia para as Regiões Ultraperiféricas

A reunião dos presidentes das Regiões Ultraperiféricas, na qual está presente o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, é um órgão que tem como objectivo os interesses comuns da ultraperiferia junto dos organismos europeus.
24 Outubro 2017, 10h08

A partir de quinta-feira é discutida na Guiana Francesa, na reunião dos presidentes das Regiões Ultraperiféricas (RUP), onde marca presença o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, a estratégia da União Europeia (UE) para estes territórios. No evento estão confirmados ainda o presidente francês, Emmanuel Macron, e o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker, que tem prevista uma intervenção na sessão de encerramento.

Na quinta-feira decorre uma sessão restrita aos Presidentes das RUP que tem como intuito a “discussão e aprovação de vários documentos” tais como a Declaração Final da Conferência. Este documento vai abordar entre outras matérias “a nova estratégia da União Europeia para as regiões ultraperiféricas”.

A reunião na Guiana Francesa debate ainda “o acordo de criação da Rede RUP RIS3” que tem em vista “uma melhor coordenação das RUP na execução das suas estratégias regionais de especialização inteligente”.

Na sexta-feira decorre a intervenção de Miguel Albuquerque, de deputados do Parlamento Europeu, dos Presidentes das RUP, da secretária de estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, da comissária europeia para a Política Regional, Corina Creţu, e de representantes do Governo espanhol e francês.

Esta reunião dos presidentes das RUP é o órgão principal da “cooperação política e técnica entre estes territórios” tendo como um dos objectivos a representação dos “interesses comuns da Ultraperiferia junto das instituições, dos órgãos e dos organismos europeus”.

O evento assinala também a passagem da presidência para Canárias.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.