[weglot_switcher]

União Europeia: Estados-membros reúnem em abril para preparar o Brexit

A convocatória de Donald Tusk dirigida aos 27 Estados-membros surge um dia depois de a primeira-ministra britânica ter anunciado a data para pôr fim ao casamento entre Bruxelas e Londres e cumprir a vontade expressa pelos britânicos no referendo.
21 Março 2017, 17h17

A preparação da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) vai estar no topo da agenda da cimeira de dia 29 de abril dos restantes 27 Estados-membros. O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, quer discutir quais as diretrizes que devem guiar as negociações futuras com Londres, precisamente um mês depois de ser acionado o artigo 50º do Tratado de Lisboa, que dará início ao Brexit.

“Convoquei um Conselho Europeu para o sábado de dia 29 de abril a fim de adoptar as directrizes para as futuras negociações do Brexit”, explica Donald Tusk. “Eu, pessoalmente, teria preferido que o Reino Unido não escolhesse sair da União Europeia, mas a maioria dos eleitores britânicos decidiu de outra maneira, pelo que devemos agora fazer o que está ao nosso alcance para tornar o divórcio o menos doloroso possível para a UE”, acrescenta.

A convocatória de Donald Tusk dirigida aos 27 Estados-membros surge um dia depois de a primeira-ministra britânica, Theresa May, ter anunciado a data para pôr fim ao casamento entre Bruxelas e Londres e cumprir a vontade expressa pelos britânicos no referendo – dia 29 de março. Esta será, segundo Theresa May, “um dos documentos mais importantes da história recente do país”.

Donald Tusk deve receber dentro de uma semana e meia uma carta do gabinete de Theresa May a fazer saber que o Reino Unido está a postos para abandonar o bloco europeu. Segue-se um longo período de cerca de dois anos até o Brexit ser efetivado.
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.