A União Europeia vai investir 1,5 mil milhões de euros para construir uma rede de infraestruturas que seja alternativa aos atuais combustíveis fósseis. De acordo com a TradingPlatforms, este investimento surge no âmbito do pacote Fim 55, uma iniciativa que visa acelerar a transição energética no sector dos transportes.

O valor avolumado vai servir para a União Europeia criar novas instalações de carregamento de veículos elétricos, expandir as já existentes e permitir o acesso a estações de hidrogénio.

Este investimento acontece num momento em que a Europa tem acelerado para atingir a neutralidade carbónica no tempo em que ficou acordado no Acordo de Paris. O montante a investir visa ainda encorajar os cidadãos dos 27 a alterarem para os veículos elétricos, descartando os a combustível fóssil.

“A iniciativa da UE para aumentar a rede de infraestrutura de combustível alternativo é um grande passo no desenvolvimento de um sistema de transporte mais verde e sustentável. Este investimento vai ajudar a reduzir as emissões, bem como a melhorar a qualidade de ar nos países”, apontou Edith Reais, analista financeira da plataforma.

É para encorajar a mudança dos veículos convencionais que a União Europeia vai estabelecer mais pontos de carregamento em locais públicos e incentivar a colocação em espaços privados. Desta forma, o Executivo Comunitário prevê a instalação de mais de 450 mil pontos de carregamento por toda a Europa ao longo dos próximos anos.