[weglot_switcher]

Covid-19. Bruxelas acorda com Pfizer e BioNTech redução no fornecimento de vacinas

A União Europeia deve reduzir em um terço as vacinas adquiridas, contudo estará sujeita ao pagamento de uma taxa por cada dose de vacina cancelada. Está previsto também um adiamento no prazo de entrega.
26 Maio 2023, 11h34

A União Europeia, a Pfizer e a BioNTech terão chegado a acordo para a revisão do contrato relativo às vacinas da Covid-19, avança a Reuters. Em causa estará a redução das vacinas adquiridas pelo União Europeia e o adiamento do prazo de entrega para 2026.

A Reuters sublinha que o contrato original, de maio de 2021, previa que a União Europeia compra-se 900 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech, com opção para mais 900 milhões de doses, até ao final de 2023.

A mesma publicação acrescenta que metade, ou mais de metade, das primeiras 900 milhões de doses da vacina ainda não foram entregues, o que se justifica pela queda na procura por vacinas contra a Covid-19.

Com a modificação no contrato deve ser reduzida em cerca de um terço o número de doses que a União Europeia está prestes a adquirir. Contudo, este acordo estará sujeito ao pagamento de uma taxa por cada dose da vacina que cancela, refere a Reuters.

A mesma publicação refere que o acordo deve ser anunciado esta sexta-feira. A Comissão Europeia e a Pfizer sublinharam que as discussões estão em andamento mas permanecem confidenciais, enquanto que a BioNTech não respondeu, referiu a Reuters.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.