[weglot_switcher]

União Europeia vai enviar para a Grécia 200 bombeiros para a época de verão

A decisão da União Europeia acontece depois de no ano passado uma série de incêndios florestais ter queimado cerca de 300 mil hectares de floresta.
2 Junho 2022, 16h57

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira que ia enviar para a Grécia mais de 200 bombeiros e equipamentos da Bulgária, Finlândia, França, Alemanha, Roménia e Noruega para fornecer apoio imediato no caso de ocorrerem grandes incêndios florestais durante o verão.

No ano passado uma série de incêndios florestais queimou cerca de 300 mil hectares de floresta em diferentes partes da Grécia.

“Em agosto de 2021, a Grécia testemunhou cerca de 65 incêndios florestais simultâneos por dia, com temperaturas médias muitas vezes superiores a 40℃”, disse o comissário de gestão de crises da União Europeia, Janez Lenarcic, em comunicado citado pela “Reuters”.

“Juntamente com as autoridades gregas, concordamos com a presença de mais de 200 bombeiros altamente qualificados de todo o continente para apoiar os socorristas nacionais quando os incêndios ocorrerem”, acrescentou.

Após duras críticas à sua resposta aos incêndios, o governo grego criou um novo ministério de proteção civil e prometeu aumentar as capacidades de combate a incêndios como parte de sua batalha para combater o aquecimento global.

A assistência, financiada e coordenada pelo mecanismo de proteção civil da UE, será complementada por aeronaves de combate a incêndios disponíveis aos países da União Europeia na reserva de recursos do bloco.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.