[weglot_switcher]

Unilabs investe 45 milhões em Portugal na área de imagiologia (com áudio)

A parceria com a GE Healthcare vai permitir à Unilabs instalar novos equipamentos e soluções tecnológicas de nova geração para aumentar a capacidade e melhorar a precisão e qualidade de cada diagnóstico.
8 Abril 2022, 09h03

A Unilabs, laboratório de serviços de diagnóstico, vai investir 45 milhões de euros na aquisição de novos equipamentos e soluções tecnológicas na área de Imagiologia. O investimento vai acontecer para todas as unidades de atendimento em Portugal.

De acordo com o comunicado da empresa, este é um dos maiores investimentos na área do diagnóstico já realizado em Portugal e o maior feito na área de Imagiologia, onde a Unilabs conta com 60 centros de diagnóstico.

A parceria com a GE Healthcare vai permitir à Unilabs instalar novos equipamentos e soluções tecnológicas de nova geração para aumentar a capacidade e melhorar a precisão e qualidade de cada diagnóstico servido ao cliente. Segundo a empresa, a parceria vai abranger equipamentos e tecnologia para ressonâncias magnéticas, TAC, ecografias, mamografias e raio-X.

“Este é um investimento estratégico para dar resposta às necessidades da população portuguesa, que cresceram após dois anos de pandemia”, aponta Luíz Menezes, diretor regional para Portugal, no comunicado.

É importante relembrar que ainda existem muitos exames em atraso, nomeadamente de diagnóstico, devido à pandemia, o que tem feito com que muitas doenças tenham ficado por diagnosticar desde 2020.

“Esta parceria com a GE é uma parceria que pretende trazer para Portugal não apenas os melhores equipamentos e softwares do mercado, mas também pretendemos criar com a GE um hub tecnológico para o lançamento de projetos piloto em conjunto, nomeadamente nas áreas de inteligência artificial na área do diagnóstico. Portugal pode e deve liderar nesta área, e em conjunto vamos conseguir fazê-lo”, diz o diretor, acrescentando que o investimento vai fazer com que os cliente “tenham acesso ao melhor diagnóstico possível e de forma mais rápida”.

O diretor geral da GE Healthcare Portugal relembra que o “sistema de saúde em Portugal enfrenta enormes desafios” e que “a pandemia de Covid-19 nos deixou com uma realidade invulgar” e com muitos atrasos em várias áreas mas especialmente na de diagnóstico.

“Esta parceria permitirá não só um mais rápido e preciso diagnóstico por imagem, mas também a disponibilização às equipes clínicas de tecnologia e funcionalidades que vão ajudar o seu trabalho quotidiano, incluindo aplicações avançadas e a utilização de inteligência artificial para aumentar a precisão e personalização do diagnóstico. Iremos, conjuntamente, criar conhecimento que será colocado ao dispor dos prestadores de cuidados para melhorar o seu trabalho quotidiano”, adianta Rui Costa em comunicado.

Atualmente, a Unilabs está presente em 15 países mas em Portugal conta com 3.500 colaboradores, dos quais 500 são médicos. Anualmente, os laboratórios da Unilabs realizam 22 milhões de atos clínicos em áreas de diagnóstico.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.