[weglot_switcher]

Universidade Católica atribui doutoramento Honoris Causa a António Horta Osório

No Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa, que este ano se realiza a 11 de fevereiro, será atribuído o mesmo grau a Joseph Weiler, o advogado judeu que defendeu o direito do estado italiano colocar crucifixos nas salas de aula.
2 Fevereiro 2022, 16h36

A Universidade Católica Portuguesa vai atribuir, no dia 11 de fevereiro, o grau de Doutor Honoris Causa ao gestor português e ex-presidente do Credit Suisse, António Horta Osório.

A atribuição do grau honorífico vai ter lugar na sessão solene do Dia Nacional da UCP, este ano sob o lema “Por um novo humanismo” e presidida pelo cardeal patriarca, D. Manuel Clemente, Magno Chanceler da Universidade.

Em comunicado enviado às redações, a Católica informa que, além de Horta Osório, será também atribuído o grau de Doutor Honoris Causa ao Professor Joseph Weiler, Reitor do Instituto Europeu de Florença (2013-2016) e titular da Cátedra Jean Monnet, na Universidade de Nova Iorque.

Joseph Weiler é um dos maiores especialistas em Direito Constitucional Europeu, conhecido por ter defendido, com sucesso, o caso Lautsi vs. Itália, no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, tendo conseguido restabelecer o direito do Estado Italiano de exibir o crucifixo nas salas de aula. Joseph Weiler argumentou que o fez, não para defender o Cristianismo, mas em nome do pluralismo.

O Dia Nacional da Universidade Católica Portuguesa celebra-se no primeiro domingo do mês de fevereiro, este ano a 6 de fevereiro, ocorrendo a sessão solene no dia 11 de fevereiro. A sessão solene terá início às 14h30h no Auditório Cardeal Medeiros em Lisboa e compreende ainda a imposição das insígnias e entrega das cartas doutorais aos doutores que obtiveram o grau em 2021.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.