Universidade da Madeira disponibiliza 214 vagas para estudantes internacionais

Serão ainda disponibilizadas mais 64 bolsas de estudo para estudantes nacionais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Venezuela, que beneficiarão de uma redução no preço da propina.

Campus da Universidade da Madeira, Penteada, Funchal

A Universidade da Madeira (UMa) tem abertas candidaturas para estudantes internacionais, até 31 de janeiro de 2020, para 214 vagas, em 18 cursos de licenciatura do ano letivo de 2020/2021.

As candidaturas são feitas exclusivamente através do endereço https://candidaturas.uma.pt. Estarão ainda disponíveis 64 bolsas de estudo para estudantes nacionais da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Venezuela.

A estes serão atribuída uma redução na propina do estudante internacional de quatro mil euros anuais para 1.070 euros.

Este concurso para estudantes internacionais está aberto a “todos os indivíduos que não têm nacionalidade de um estado membro da união europeia”, contudo deste lote ficam excluídos “todos os que residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, ou que se encontrem a frequentar curso da UMa, no âmbito de um programa de mobilidade internacional ou acordo de intercâmbio”.

A instituição de ensino superior refere ainda que “os candidatos devem ser titulares de uma qualificação que, no país em que foi obtida, lhes confira o direito de candidatura e ingresso no ensino superior desse país ou serem titulares de um diploma do ensino secundário português ou de habilitação legalmente equivalente”.

A UMa acrescenta que aceita resultados obtidos em exames obtidos através do “ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil), no Exame Unificado de Acesso (Macau), ou no Gaokao/Liankao (China)”.

Caso sobrem vagas será aberta uma segunda fase que decorre de 27 de abril a 31 de maio de 2020.

[frames-chart src=”https://s.frames.news/cards/gastos-com-educacao/?locale=pt-PT&static” width=”300px” id=”513″ slug=”gastos-com-educacao” thumbnail-url=”https://s.frames.news/cards/gastos-com-educacao/thumbnail?version=1542820751311&locale=pt-PT&publisher=www.jornaleconomico.pt” mce-placeholder=”1″]

Relacionadas

PremiumGoverno Regional estuda três cenários para alojar estudantes madeirenses no continente

Quotas para os estudantes da Madeira nas residências das universidades, um sistema de apoio ao arrendamento ou contratualização de quartos ou camas com residências privadas são as propostas em cima da mesa.

Premium“É tremendo! A nossa universidade não tem acesso a milhões de euros”

“Temos dificuldade em aceder a verbas que são fundamentais para nós, incluindo algumas que são do politécnico”, alerta o reitor da UMa, José Carmo. Isto “dificulta a situação financeira da Universidade”.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.
Recomendadas

Gasolina e gasóleo descem oito e nove cêntimos na Madeira (com áudio)

A gasolina passa dos 1,729 para os 1,648 euros por litro, e o gasóleo passa dos 1,708 para os 1,613 euros por litro.

Sabia que as dívidas também prescrevem? Saiba mais sobre estes prazos

Relembramos que existem exceções na lei que podem alterar algum destes prazos. Por isso, o melhor será sempre o consumidor contactar primeiramente entidades que o possam ajudar e não deixar arrastar a situação. 

Madeira regista 54 acidentes de viação no espaço de uma semana

No total houve 21 feridos ligeiros: oito no Funchal, três em Santa Cruz e Câmara de Lobos, dois na Ribeira Brava, na Ponta do Sol e em Machico e um em Santana. Houve também dois feridos graves no Funchal.
Comentários