Universidade da Madeira integra projeto europeu para estimular a inovação nas instituições do ensino superior

A melhoria da cooperação entre as instituições de ensino superior e as empresas é outro dos objetivos do projeto que junta a Universidade da Madeira ao Instituto Superior Técnico, à Trisolaris Advanced Technologies (Portugal), ao La Palma Research Centre, à Universidad Europea de Canarias (Espanha) e à University of Reunion Island (França).

A Universidade da Madeira (UMa) faz parte do INCORE, um projeto que junta ainda o Instituto Superior Técnico, a Trisolaris Advanced Technologies (Portugal), o La Palma Research Centre, a Universidad Europea de Canarias (Espanha) e a University of Reunion Island (França). O objetivo desta iniciativa passa por estimular a inovação e a capacidade empreendedora das Instituições de Ensino Superior (IES) das regiões ultraperiféricas (RUP) da Europa, aproveitando oportunidades contextuais e de negócios específicas da região.

O INCORE é financiado pela União Europeia, em 1,2 milhões de milhões, através do European Institute of Innovation & Technology.

A melhoria da cooperação entre a UMa e as Pequenas e Médias Empresas (PMEs) é outro dos objetivos do INCORE.

Com esta maior aproximação entre as instituições do ensino superior e as empresas pretende-se proporcionar “o acesso às infraestruturas de pesquisa, bancos de ensaio e instalações laboratoriais da instituição de ensino superior madeirense, contribuir para a implementação de regimes simplificados de direitos de propriedade intelectual e um quadro legal simplificado para a cooperação, UMa-PMEs, através de um gabinete de transferência de tecnologia, e a criação de um Centro de investigação de gestão para um desenvolvimento sustentável”, explica a UMa.

A instituição do ensino superior madeirense diz ainda que através do INCORE se pretende também “introduzir um conjunto complementar de medidas e ações transversais, com base nas necessidades da vida real, criando uma nova base para um ambiente empresarial mutuamente benéfico para a UMa e para o tecido empresarial regional”.

Recomendadas

Madeira promove conferências sobre património cultural imaterial da região

A primeira conferência dará mote ao tema “Património Cultural Imaterial: Conceitos, Domínios e Inventário”. A segunda conferência é intitulada “Ter começado é meio caminho andado”, e aborda o papel da Secretaria Regional de Turismo na preservação deste património.

Funchal já aprovou 160 mil euros dos apoios municipais “Alavancar” e “Re-Abrir”

No total, são 500 mil euros disponíveis, a fundo perdido, dos quais 32% estão aprovados.

Um senhorio pode aumentar a renda em mais de 50%? Saiba aqui

O aumento da renda da casa é uma das preocupações mais comuns e que, na verdade, resulta da subida da inflação. Mas, apesar de haver algumas exceções, dependendo de contrato para contrato, os senhorios têm de respeitar algumas regras para proceder ao aumento da renda.
Comentários