Universidade da Madeira lança nova edição do concurso regional Poliempreende

Nesta edição, o prazo limite para o envio de candidaturas ao concurso regional é no dia 8 de maio. Para 28 de maio está marcada a fase final do concurso regional. A equipa vencedora depois vai representar a UMa na final nacional que vai decorrer em setembro, em Beja.

A Universidade da Madeira (UMa) vai lançar a edição 2022 do concurso regional Poliempreende no próximo dia 7 de abril.

A sessão de abertura está marcada para as 17h30, no anfiteatro 2 do Campus da Penteada, com transmissão online via zoom, e vai contar com as intervenções da Vice-Reitora da UMa, Elsa Fernandes, da Presidente da Escola Superior de Tecnologias e Gestão (ESTG-UMa), Frederica Gonçalves, e do Coordenador do Poliempreende regional, Eduardo Leite.

Após a sessão de abertura decorre a primeira oficina, com o tema “Ideias, criatividade e inovação”, dinamizada pelo CEO da Startup Madeira, Carlos Lopes.

Seguem-se mais quatro oficinas, conduzidas por especialistas convidados, nas áreas transversais ao empreendedorismo, em que se vai falar de “Propriedade intelectual, licenciamentos e patentes” a 18 de abril, “Análise de viabilidade económica e financeira, plano de negócios” a 22 de abril, “Financiamento dos projetos, oportunidade e instrumentos” a 27 de abril, e de “Marketing, comunicação e empreendedorismo universitário”.

Nesta edição, o prazo limite para o envio de candidaturas ao concurso regional é no dia 8 de maio. Para 28 de maio está marcada a fase final do concurso regional. A equipa vencedora depois vai representar a UMa na final nacional que vai decorrer em setembro, em Beja.

A UMa conquistou o segundo prémio, no valor de cinco mil euros, na fase nacional do Poliempreende 2021, que decorreu entre os dias 13 e 16 de setembro, no Instituto Politécnico de Santarém, com o «Palmito do Atlântico», um projeto apresentado por João Petito, estudante do Curso Técnico Superior Profissional em Cozinha e Produção Alimentar, que visa o aproveitamento de toda a matéria-prima das bananeiras, nomeadamente fibras, folhas e o palmito, por forma a evitar desperdícios e introduzir novos produtos na cadeia alimentar.

O Poliempreende é a maior rede nacional de empreendedorismo e networking no panorama do ensino superior em Portugal. A rede foi concebida com o objetivo de promover a cultura empreendedora, integrando atualmente 22 instituições de Ensino Superior Politécnico. O concurso procura estimular a criatividade e o desenvolvimento de ideias inovadoras, valorizando a investigação aplicada.

Podem concorrer ao Poliempreende todos os (ex) estudantes da UMa, desde que integrem na sua equipa pelo menos um estudante, investigador e/ou docentes das Escolas Politécnicas da UMa, respetivamente Escola Superior de Saúde e Escola Superior de Tecnologias e Gestão.

Recomendadas

Zona oeste do Funchal vai ter 1.900 novas habitações nos próximos quatro anos

A revelação foi feita pelo Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Pedro Calado, na inauguração das instalações da “ZOME Madeira”, marca que substitui a “7M Real Estate” no mercado imobiliário regional.

Despesa do Governo Regional da Madeira aumenta 3,5% e receita sobe 5,9%

O Governo Regional atribui o aumento da receita à “evolução ascendente evidenciada essencialmente pela componente fiscal”, que ascendeu 9,1% (ou +26,3 milhões de euros), devido à recuperação evidenciada este ano após a pandemia.

Praia da Doca do Cavacas interdita a banhos

A interdição, que vai durar pelo menos até sexta-feira, deve-se à deteção de poluição nas águas do mar. A praia vai continuar aberta ao público mas condicionada à não utilização para banhos.
Comentários