Universidade de Coimbra desenvolve kit para diagnosticar fungos patogénicos

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver um kit de diagnóstico rápido de fungos patogénicos que infetam pessoas muito debilitadas, nomeadamente internados em unidades de cuidados intensivos ou imunodeprimidos. De momento, de acordo com a UC, está em fase de protótipo um kit descartável para a rápida identificação e distinção […]

Uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra (UC) está a desenvolver um kit de diagnóstico rápido de fungos patogénicos que infetam pessoas muito debilitadas, nomeadamente internados em unidades de cuidados intensivos ou imunodeprimidos.

De momento, de acordo com a UC, está em fase de protótipo um kit descartável para a rápida identificação e distinção das três espécies de leveduras do “grupo parapsilosis, que são responsáveis por uma elevada percentagem de infeções fúngicas em ambiente hospitalar”.

 

Consideradas leveduras patogénicas oportunistas, são responsáveis “por cerca de 25% das infeções fúngicas generalizadas em doentes imunodeprimidos, com uma elevada taxa de mortalidade associada”, referem os investigadores em comunicado.

 

Segundo a investigadora Teresa Gonçalves, citada no documento, o desenvolvimento do kit é essencial para o diagnóstico clínico e para o controlo das infeções hospitalares, porque “a rápida e correta identificação de espécies envolvidas na infeção fúngica são muito importantes para auxiliar o médico na prescrição do tratamento mais eficaz”.

 

A investigação liderada por esta docente da Faculdade Medicina e do Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC nos últimos dois anos permite identificar com “rapidez e rigor” a espécie de levedura infetante.

 

De acordo com a UC, o kit Psilochrome será de “custo muito reduzido, se a indústria revelar interesse”, e estará disponível para entrar no circuito comercial dentro de seis meses.

 

O projeto foi financiado pelo ProtoTransfer, no âmbito do programa transfronteiriço INESPO II, dirigido a professores, estudantes, doutorandos, docentes e bolseiros de investigação em atividades de transferência de conhecimento.

 

OJE/Lusa

Recomendadas

Medida do IVA 0% nos bens essenciais, em destaque nos jornais espanhóis

O “El País” nota que as notícias do fim do IVA em produtos básicos e aumento do salário dos trabalhadores da Função Pública chegaram no mesmo dia em que o INE confirmou que o défice se situou em 0,4% do PIB.

Crise da Inflação: Subida na isenção de IRS no subsídio de refeição dá alívio fiscal de 132 milhões de euros no privado

A subida do subsídio de refeição da função pública para seis euros, a partir de abril, vai fazer avançar para este valor a isenção de IRS deste tipo de subsídio pago em dinheiro.

Crise da Inflação: Presidente do Governo dos Açores diz que medidas não devem “excluir” a região

O presidente do Governo açoriano referiu que tem vindo a alertar para esta necessidade nas reuniões do Conselho de Estado e no diálogo que mantém com o primeiro-ministro, António Costa.