[weglot_switcher]

Universidade de Coimbra lidera projeto europeu de combate à obesidade

Projeto financiado pela Comissão Europeia com 9,5 milhões de euros tem como meta combater a obesidade e promover a saúde ao longo da vida. Envolve oito parceiros e tem a duração de cinco anos.
23 Maio 2023, 20h51

“PAS GRAS: redução de riscos metabólicos, determinantes ambientais e comportamentais da obesidade em crianças, adolescentes e jovens adultos”, liderado pelo investigador e vice-presidente do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Paulo Oliveira, vai receber 9,5 milhões de euros do Horizonte Europa.

O projeto envolve oito parceiros e tem a duração de cinco anos aos longo dos quais os investigadores vão desenvolver estratégias interdisciplinares de investigação e inovação que visam “mudar o paradigma da prevenção e do tratamento da obesidade, fornecendo soluções práticas para uma vida saudável na sociedade contemporânea.

“A investigação vai clarificar o papel do estilo de vida, saúde mental, fatores familiares, socioeconómicos e do ambiente no desenvolvimento da obesidade, e a sua interação com as características genéticas e metabólicas de cada indivíduo”.

O estudo vai ter como públicos-alvo crianças (3-9 anos), adolescentes (10-18 anos), jovens adultos (19-25 anos), e respetivas famílias, com excesso de peso ou obesidade.

Com base numa análise integrada dos múltiplos parâmetros vai ser possível elaborar uma avaliação personalizada e robusta do risco acrescido de sofrer de obesidade e complicações associadas, que incluem, por exemplo, problemas cardiovasculares

Paralelamente, o projeto vai estudar mecanismos celulares e moleculares subjacentes ao efeito protetor de componentes da dieta mediterrânica e atividade física. Além disso, vai criar uma campanha internacional que visa o aumento da literacia em saúde e a sensibilização da sociedade para os riscos da obesidade.

“O PAS GRAS vai preencher lacunas críticas no diagnóstico e prognóstico da obesidade e proporcionar um conjunto de ferramentas inovadoras e medidas que possam contribuir para adotar e manter escolhas de estilo de vida que contrariem o excesso de peso/obesidade”, explica Paulo Oliveira.

O projeto tem uma equipa única e conta no terreno com o envolvimento de cidadãos, investigadores, profissionais de saúde e empreendedores,  autarquias e autoridades outras nacionais e internacionais.

O projeto, coordenado por um consórcio liderado pelo Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia (CIBB), conta com a participação de 15 entidades. A saber, as portuguesas: Associação de Ginástica do Centro e Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, Conselho Nacional das Pesquisas (Itália), Fundação EURECAT (Espanha), Instituto Nencki de Biologia Experimental (Polónia), Instituto Pedro Nunes (Portugal),  Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Portugal), King’s College de Londres (Reino Unido), Mediagnost (Alemanha), Sociedade Europeia de Investigação Clínica (Países Baixos), Universidade de Bari (Itália), Universidade de Martin Luther Halle-Wittenberg (Alemanha), Universidade de Uppsala (Suécia), Universidade Nova de Lisboa (Portugal) e Universidade Técnica de Munique (Alemanha).

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.