[weglot_switcher]

Universidade de Coimbra vai começar a pagar descongelamento das carreiras

O impacto na progressão das carreiras do pessoal técnico da Universidade de Coimbra ascende a 1,4 milhões de euros.
7 Março 2018, 13h07

A Universidade de Coimbra vai avançar já em março com o pagamento aos seus funcionários técnicos, decorrentes dos descongelamentos das carreiras, esperando que o governo, cumpra o contrato assinado com as universidades e reforce o orçamento destas instituições com os “valores necessários” para cobrir os aumentos.

Em comunicado, a Universidade de Coimbra explica que “recorre a verbas próprias, para que os seus trabalhadores possam usufruir, desde já, das melhorias salariais a que têm direito e que estavam congeladas praticamente há uma década”, informa a instituição em comunicado.

Feitas as contas, são no total cerca de 1,4 milhões anuais em aumentos, incluindo os Serviços de Ação Social (SASUC). Irão sendo progressivamente pagos em 2018 e 2019, nos termos da lei.

A Universidade de Coimbra é, assim, uma das primeiras instituições públicas de grande dimensão a conseguir concretizar as valorizações remuneratórias decorrentes da Lei do Orçamento do Estado para 2018, cujas regras foram publicadas apenas no final de dezembro de 2017 e que prevê a atribuição de um ponto a quem não tenha sido avaliado ou a opção por solicitar avaliação por ponderação curricular com vista a poder obter dois ou três pontos.

“Em dezembro foi disponibilizado a todos os trabalhadores o historial das suas avaliações, com vista a detetar e corrigir eventuais erros, dado que foi um processo de intensa pesquisa e recuperação de processos individuais e não queríamos cometer nenhuma injustiça. Em fevereiro, foram divulgados os pontos acumulados a que cada um tem direito e estamos a trabalhar para que, no mês de março, os trabalhadores com 10 ou mais pontos acumulados recebam já o seu salário atualizado, estando em causa o aumento salarial de cerca de 420 trabalhadores”, ” explica a administradora da Universidade de Combra, Teresa Antunes.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.