Universidade disponibiliza manual gratuito sobre cultura do castanheiro da Madeira

O livro junta depoimentos sobre saberes seculares, produção e comercialização da castanha, e os avanços científicos na área.

A Universidade da Madeira (UMa) está a disponibilizar, de forma gratuita, um manual sobre a cultura do castanheiro da Madeira.

O livro é editado por Dora Aguin Pombo, da Universidade da Madeira, e por António Miguel Franquinho Aguiar, da Secretaria Regional de Agricultura e Pescas, e contém depoimentos de 22 autores sobre áreas como os saberes seculares, a produção e comercialização da castanha, e os avanços científicos.

A análise da superfície ocupada, a caracterização das cultivares e as práticas culturais, o controlo das pragas e das doenças principais, assim como a produção, a comercialização e a valorização dos frutos e dos soutos, são também outros assuntos tratados no livro.

Este trabalho resulta ainda de projectos de investigação que foram desenvolvidas na Madeira e nos Açores.

O manual pode ser consultado em http://www3.uma.pt/bichado.da.castanha/docs/livro_castanheiro.pdf.

Recomendadas

Câmara do Funchal distingue empresários da restauração e duas associações de táxis em comemoração do Dia Mundial do Turismo

Pedro Calado enalteceu “a qualidade e a excelência” dos serviços prestados pelo sector de táxis, sublinhando que estes profissionais são muitas vezes “os grandes embaixadores da Madeira” e os primeiros a terem o contacto direto com os turistas quando chegam à cidade .

Comercialização de banana na Madeira aumentou 17,3% face ao ano passado

Do número total de bananas comercializadas de janeiro a agosto deste ano, 84,7% foi expedida, tendo como principal destino o Continente. Este valor era de 84,0% em 2021.

Valor mediano de avaliação bancária de habitação na Madeira atingiu máximos em agosto

Em agosto deste ano, o valor mediano de avaliação bancária de habitação RAM ficou em 1.385 euros/m2, um aumento de 1% em relação ao mês anterior e de 11,3% face ao mesmo mês do ano anterior.
Comentários