Pedro Simões, docente no Instituto Politécnico da Guarda, foi agraciado com o doutoramento honoris causa em Proteção Civil e Segurança, um grau que reconhece percursos de mérito e excelência, pela norte-americana Grendal University de Miami, numa cerimónia que decorreu em Caracas, na Venezuela.
“É uma honra ser distinguido pelo meu trabalho no domínio da Proteção Civil, sobretudo porque este é um reconhecimento único: não existe em nenhuma parte do mundo um doutoramento na área da Proteção Civil e Segurança”, afirma Pedro Simões, coordenador do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Riscos e Proteção Civil no IPG. “Esta distinção reforça o meu empenho em, juntamente com o Politécnico da Guarda, continuar a trabalhar para reforçar o ensino nesta área e para a criação de novas formações ao nível do ensino superior”.
Joaquim Brigas, presidente do Politécnico da Guarda, considera que para a instituição é “uma honra” ter na academia alguém com um percurso tão notável. “Esta distinção constitui o reconhecimento internacional ao percurso do Professor Doutor Pedro Simões, não só pela sua vida profissional e académica, como também pela sua participação cívica”, salientou.
Natural das Caldas da Rainha, Pedro Simões é licenciado, mestre e doutor em Comunicação e tem várias pós-graduações nesta área do conhecimento. Foi membro fundador do Observatório de Segurança Criminalidade e Terrorismo e da Asprocivil, a primeira Associação de Proteção Civil e Segurança, porta-voz do Serviço Nacional de Bombeiros e Proteção Civil e responsável ibérico do Firefighter’s Combat Challenge, campeonato mundial de bombeiros.