Universidade Nova de Lisboa reforça parceria com empresas

Reitor João Sàágua assinou vários protocolos com a empresa José de Mello Saúde e a Fundação Amélia de Mello, reforçando a ligação entre a Universidade e as duas instituições da família Mello.

São duas as faculdades da Universidade Nova – Nova Medical School e Nova SBE – e vários os projetos que vão ser apoiadas pelas duas instituições detidas pela família Mello. Na área da Saúde, o destaque vai para a criação de uma unidade universitária de “Lifestyle Medicine” da José de Mello Saúde by NOVA Medical School.

A parceria agora estabelecida garante igualmente o desenvolvimento e implementação de um Centro de Simulação NOVA – José de Mello Saúde, que incluirá dois pólos, um dedicado à área da Saúde da Mulher, Criança e Adolescente que ficará localizado na Nova Medical School e outro de âmbito generalista que ficará localizado no Hospital CUF Tejo.

Ainda na Nova Medical School| Faculdade de Ciências Médicas, a empresa José de Mello Saúde e a Fundação Amélia de Mello apoiarão a criação de uma cátedra em Envelhecimento e uma licenciatura em Ciências da Nutrição.

Na Nova SBE, as duas instituições vão contribuir para a criação de uma cátedra em Liderança, que inclui a organização de uma conferência anual sobre o tema e a realização de uma investigação histórica, económica e social sobre a sociedade portuguesa através do registo de opiniões e contributos de personalidades de mérito assinalável, com o título “Histórias de Liderança do século XX”.

As instituições contribuirão igualmente para o alargamento de um programa de bolsas de mestrado e prémios de investigação para estudantes na Nova SBE.

“A criação de valor no plano económico e social, fruto do desenvolvimento da investigação e do ensino, faz parte da missão da Nova e, nesse sentido, realizamos um esforço crescente no qual as parcerias com diferentes intervenientes da sociedade portuguesa assumem um papel fundamental”, salienta o Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, João Sàágua, acrescentando, que, neste contexto, “a parceria celebrada com a José de Mello Saúde e com a Fundação Amélia de Mello tem um significado muito especial.”

 

 

Recomendadas

“Aumentar e melhorar a ciência” é um desafio decisivo para as universidades

O Iscte assinala dia a 7 de dezembro os 50 anos da reforma lançada pelo ministro Veiga Simão que o criou, com um encontro nacional que quer abrir caminhos para melhorar a produção de ciência nas universidades públicas.

Psicanalista, pedagogo e investigador Carlos Amaral Dias homenageado em Coimbra

O psicanalista, pedagogo, universitário e investigador Carlos Amaral Dias vai ser homenageado em Coimbra, três anos depois da sua morte, numa jornada pensada por antigos colegas e amigos, que propõem uma combinação de diferentes palcos e ambientes.

Costa anuncia reforço das transferências para Ensino Superior e aumento das bolsas

O primeiro-ministro anunciou hoje um reforço extraordinário em 25 milhões de euros para as instituições de Ensino Superior e um aumento de 10% das bolsas para os estudantes, com mais cinco pontos percentuais para os alunos deslocados.
Comentários