Universidades: Estes são os 10 cursos com as notas de entrada mais elevadas

A Universidade do Porto é a instituição de ensino superior com mais cursos com a nota de entrada mais elevada, seguida pelo Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. A Universidade do Minho também marca presença. Saiba quais são os cursos com as notas mais elevadas em Portugal.

O período de candidaturas ao ensino superior arrancou esta quarta-feira e vai prolongar-se durante três semanas até 6 de agosto. Em todo o país existem um total de 51.568 vagas para preencher no ensino superior público, mais oito face ao ano lectivo anterior.

A candidatura tem de ser apresentada através do sítio da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).

O curso com a nota mais elevada é o de Engenharia Física Tecnológica no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. O último colocado a entrar na primeira fase em 2018 teve uma nota de 18,9 valores, segundo os dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior divulgados esta quarta-feira, 17 de julho.

É de destacar que os valores deste ranking dizem apenas respeito às notas do último colocado na primeira fase do ano lectivo anterior. Em muitos cursos, as notas sobem na segunda fase de acesso ao ensino superior.

Neste ranking das notas de entrada mais elevadas, o valor mais baixo registado em 2018 foi de 18,0 valores, no curso de Línguas e Relações Internacionais na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

O curso com o maior número de vagas é o de medicina na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, com 245 vagas. Já o curso com menos vagas é o de Matemática Aplicada e Computação no Instituto Superior Técnico.

Neste top 10, a Universidade do Porto é a instituição com mais cursos representados: Bioengenharia e Engenharia e Gestão Industrial na Faculdade de Engenharia; Medicina na Faculdade de Medicina e no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar; e Línguas e Relações Internacionais na Faculdade de Letras.

O Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa é a segunda instituição mais representada com uma licenciatura (Matemática Aplicada e Computação), e três mestrados integrados (Engenharia Aeroespacial, Engenharia Biomédica, Engenharia Física Tecnológica).

Já a Universidade do Minho integra este ranking com o mestrado integrado em Medicina.

Em termos de cursos, Medicina é o que surge mais vezes neste ranking: Faculdade de Medicina e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto e Universidade do Minho.

Candidaturas ao ensino superior arrancam hoje. Saiba quantas vagas há por instituição

Relacionadas

Candidaturas ao ensino superior arrancam hoje. Saiba quantas vagas há por instituição

Existem um total de 51.568 vagas para preencher no ensino superior público em todo o país. Saiba quantas vagas existem por instituição.
Recomendadas

Revista de imprensa nacional: as notícias que estão a marcar esta segunda-feira

“Bolsonaro resiste à liderança de Lula numa eleição disputada até ao fim”; “Acciona reclama mais 50 milhões para construir hospital de Évora”; “Falta de casas afasta alunos do ensino superior”

Desafios tecnológicos, burocracia, renováveis e perda de água em debate

A transição energética em Portugal e na Europa esteve em debate na conferência do sexto aniversário do Jornal Económico.

Equinix cria fundo solidário de 50 milhões para promover a inclusão digital

A empresa de tecnologia norte-americana criou uma nova estrutura de apoio educativo. O conselho de administração da fundação irá, todos os anos, determinar o montante de doações da fundação, de modo a cobrir a concessão de contribuições ou a correspondência com as ofertas dos colaboradores.
Comentários