[weglot_switcher]

Universitários debatem presente e futuro dos media

A organização é dos estudantes da licenciatura em Comunicação e Media, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.
  • Brian Snyder/Reuters
19 Fevereiro 2018, 07h15

“Media: hoje e amanhã” é o tema da nova edição dos ciclos de Comunicação, que decorrem entre 20 e 22 de fevereiro, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria.

Com organização dos estudantes da licenciatura em Comunicação e Media, o debate estará focado nas atuais dinâmicas de media e nas tendências de evolução futura. “A excessiva tribalização dos consumidores, o efeito das redes sociais, a polarização do discurso e os desafios que colocam aos media serão alguns tópicos em discussão”, referem os estudantes em comunicado.

A sessão de abertura é subordinada ao tema Refresh feed: que dietas de media? e propõe o debate sobre novas dinâmicas de uso dos media e os fatores que as determinam.

No segundo dia, o debate prossegue com o foco na temática da educação para os media: Como capacitar os cidadãos para viverem de forma consciente o atual contexto comunicacional? Como selecionar e avaliar a informação relevante? Como desenvolver competências de leitura e interpretação dos conteúdos que circulam? Como aprender a ler criticamente os media e o mundo e desenvolver participação nestes novos ambientes, são algumas questões às quais os participantes tentarão responder.

O painel da sessão de encerramento, no dia 22, tem o sugestivo tema “Futuro dos media: eu não sou um robot”.

No debate participam investigadores, jornalistas, peritos em redes sociais e comunicação estratégica. Miguel Sabino, da Thumb Media, Paulo Faustino, da Get Digital, e Marcelo Leite, do grupo Global Media, serão alguns dos oradores presentes.

As conferências têm entrada livre.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.