[weglot_switcher]

Universo empresarial português despede-se de Belmiro de Azevedo

São várias as entidades que estão a reagir com notas de pesar ao desaparecimento do empresário português.
29 Novembro 2017, 18h22

O falecimento de um dos empresários mais marcantes da história recente do país está a originar uma onda de reações que destacam Belmiro de Azevedo como uma figura incontornável do mundo empresarial em Portugal.

António Mota, presidente Mota-Engil: “Uma perda para Portugal”

O presidente da Mota-Engil, António Mota, disse hoje que Belmiro de Azevedo era “um homem de uma incapacidade invulgar” e considerou a sua morte “uma perda enorme para Portugal”. O presidente do Conselho de Administração da Mota-Engil referiu que teve mais contacto com o ex-presidente do grupo Sonae na altura da privatização do Banco Português do Atlântico e recordou-o como “um homem de uma incapacidade invulgar”, a quem “ninguém conseguia ficar indiferente”. António Mota destacou ainda o facto de Belmiro de Azevedo ter criado “um grupo que consolidou ao longo do tempo”. A morte do empresário, que considerou ser uma “referência no mercado português”, “é uma perda enorme para Portugal”, disse o presidente da Mota-Engil.

AEP: “Um dos maiores empresários portugueses”

A AEP – Associação Empresarial de Portugal manifestou o seu profundo pesar pelo falecimento do empresário Belmiro de Azevedo e apresenta as mais sentidas condolências à família e amigos. Nesta última homenagem, a AEP recordou a figura de grande relevância e um dos maiores empresários portugueses das últimas décadas. “Com um império multifacetado, destacou-se pelo seu papel de gestor, nos negócios, na cultura e na identidade e valores que deixa para sempre ao mundo empresarial”, escreve a AEP.

AIP: “Visão empreendedora e frontalidade”

A AIP lamentou “profundamente” o falecimento de Belmiro de Azevedo e “endereça sentidos pêsames à família. Foi a maior referência do empresariado português após o 25 de Abril. Enaltecemos o contributo que deu ao país e à economia nacional pela solidez e diversificação do grupo que criou”, dia a associação em comunicado. “A qualidade de gestão, a cultura da exigência e da responsabilidade, a inovação, a visão empreendedora, o risco e a frontalidade foram o maior legado do Eng.º Belmiro de Azevedo ao tecido empresarial português”, enaltece a AIP.

Associação Comercial do Porto: “O maior empregador do setor privado no país”

A Associação Comercial do Porto lamenta a morte de Belmiro de Azevedo, um distinto Associado desde 1985, sendo um dos dois sócios honorários da ACP. Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, destaca o contributo de Belmiro de Azevedo para o país: “é um dos maiores empresários portugueses contemporâneos, o maior empregador do setor privado no país”. “Numa altura em que muito se discute a questão do centralismo em Portugal, Belmiro de Azevedo sempre colocou a defesa do Norte como uma das suas prioridades e nunca se rendeu aos interesses centralistas”, finaliza Nuno Botelho.

Porto Business School: “Exemplo de liderança”

A Porto Business School, pela voz do seu Dean, Ramon O’Callaghan, manifesta o seu profundo pesar pelo falecimento de Belmiro de Azevedo e apresenta as suas sentidas condolências à família e amigos: “Sendo um dos mais importantes empresários portugueses, o Sr. Eng. Belmiro de Azevedo foi também um exemplo de liderança. Determinado, acompanhou sempre de perto as causas e projetos que abraçava. Um homem com uma impressionante visão de futuro, defensor da necessidade constante de mudança e melhoria contínua, que se dedicou a várias causas paralelas aos negócios, da Educação às Artes. Exemplo disso é a sua ligação à Porto Business School. O Eng. Belmiro de Azevedo, com a visão e tenacidade que sempre o caraterizaram, esteve presente nos momentos de maior importância na história da Porto Business School. Foi um dos seus fundadores, em 1988, presidiu ao Conselho de Administração e ao Conselho Geral e de Supervisão e foi também um dos grandes impulsionadores do projeto de construção do nosso atual campus”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.