[weglot_switcher]

UPS proíbe camionistas de virarem à esquerda e poupa milhões

Não é o caminho mais curto, nem o mais rápido, mas pode ser o mais eficiente. Uma empresa de entregas norte-americana comprovou a teoria.
15 Fevereiro 2017, 12h57

Os motoristas da transportadora norte-americana UPS receberam indicações da empresa para evitarem ao máximo virar à esquerda enquanto conduzem, o que resultou numa poupança de cerca de 38 milhões de litros de combustível desde 2014 e optimização do trabalho. Pode parecer estranho, mas já foi comprovado.

O segredo está nas probabilidades. Ao virar à esquerda, o condutor é obrigado a esperar pelo semáforo ou que os carros que circulam em sentido contrário lhe dêem passagem. Para além disso, a probabilidade de acontecer um acidente é maior, segundo explica a BBC.

Pelo contrário, nos países em o volante está à direita, são as interceções à direita que podem ser problemáticas. Assim, a empresa UPS decidiu implementar um algoritmo para calcular as rotas dos camionistas que não privilegia o caminho mais curto ou mais rápido, mas sim aquele que evita virar à esquerda.

“O Orion [software utilizado para calcular as rotas] não traça necessariamente a rota perfeita para os nossos condutores, que fazem em média 120 paragens por dia“, explicou Myron Gray, líder de operações da UPS nos Estados Unidos, em entrevista à BBC. “Em vez disso, escolhe entre milhares de milhões de potenciais rotas para dar um caminho mais eficiente”.

Os motoristas da empresa distribuem cerca de 18,3 milhões de encomendas diariamente. A UPS estima que o número de entregas tenha aumento em mais 350 mil encomendas do que anteriormente. Para além da maior eficiência e da poupança no combustível, a empresa calcula que a diminuição nas emissões de dióxido de carbono rondem as 20 mil toneladas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.