[weglot_switcher]

UPS promete reduzir emissão de gases com efeito de estufa em 25% até 2025

Multinacional de logística de origem norte-americana pretende vir a utilizar 25% de energias renováveis no seu consumo consolidado no ano de 2025, contra os atuais 0,2%.
27 Junho 2017, 17h19

A UPS anunciou hoje que pretende reduzir em 12% até 2025, as suas emissões de gases com efeito de estufa resultantes das operações terrestres globais.

Segundo a multinacional de logística, esta meta foi definida através de uma metodologia aprovada pela iniciativa Science Based Targets.

Um comunicado da UPS destaca que este desafio implica “novos e ambiciosos objetivos de sustentabilidade que contemplam a inclusão na sua frota de mais veículos de tecnologia avançada e com combustíveis alternativos, num claro reforço da utilização de fontes de energia renováveis”.

“O nosso tamanho e escala são determinantes já que os nossos compromissos acabam por ser modelos tanto para o mercado como para o avanço de novas tecnologias e constituem um catalisador para investimentos em infraestruturas”, disse David Abney, presidente e CEO da UPS.

O mesmo responsável acrescentou que “nós confiamos no engenho dos nossos funcionários, fornecedores e parceiros tecnológicos para nos ajudarem a atingir objetivos que irão transformar a indústria de transportes e estimular a inovação”.

De acordo com o referido comunicado, o objetivo da UPS até 2025, para o seu consumo energético proveniente de fontes de energia renováveis, aponta para um valor de 25%, um aumento exponencial em relação aos 0,2% registados em 2016.

Paralelamente, até 2020, a UPS planeia que um em cada quatro novos veículos comprados anualmente seja um veículo de tecnologia avançada e combustível alternativo, um número muito acima dos 16% registados em 2016.

A empresa também estabeleceu um novo objetivo para o consumo de combustível terrestre – até 2025, 40% será proveniente de fontes alternativas a gasolina e ‘diesel’, um aumento de 19,6% relativamente a 2016, assegura o mesmo documento.

A UPS trabalha com mais de 8.300 veículos de combustível alternativo e tecnologia avançada em todo o mundo. A frota da empresa inclui versões elétricas, híbridos elétricos, híbridos hidráulicos, gás natural comprimido, gás natural liquefeito, propano e veículos de corpo compósito com economia de combustível leve.

Além dos veículos alternativos, a frota da UPS consome anualmente milhões de litros de gasolina renovável com baixo teor de carbono e gás natural renovável.

“Estas iniciativas reforçam o compromisso da empresa na redução do seu impacto ambiental, apesar do crescimento que tem acontecido como resultado das entregas de ‘e-commerce’, as quais estão a ser responsáveis pelo aumento do consumo de energia usada para operar as instalações e alimentar a sua frota de veículos”, adianta o referido comunicado.

Esse mesmo documento acrescenta que “a visão da UPS implica uma futura rede de logística inteligente de veículos de tecnologia avançada e instalações alimentadas por fontes de energia mais diversificadas e sustentáveis, incluindo energia solar no local, vento, gás natural renovável, hidrogénio renovável e ‘diesel’ renovável entregues através de um sistema avançado de infraestrutura de energia”.

“A UPS já implementou muitas destas tecnologias na sua frota terrestre e nas instalações, e planeia aumentar significativamente o seu uso na sua frota em todo o mundo”, sublinha a empresa.

Desde 2009, a UPS já investiu mais de 750 milhões de dólares (cerca de 672,9 milhões de euros) em combustíveis alternativos, veículos de tecnologia avançada e em estações de abastecimento global.

Em 2016, a empresa utilizou mais de 367 milhões de litros de combustíveis alternativos e de baixo teor de carbono na sua frota terrestre e recentemente fez um investimento de 18 milhões de dólares (cerca de 16,1 milhões de euros) em sistemas de energia solar em oito das suas instalações.

“Na UPS, a definição de quais os combustíveis e tecnologias alternativas mais adequados a cada caso é resultado do trabalho desenvolvido no seu Rolling Laboratory. Do antigo pedal às bicicletas eletricamente assistidas, às fontes como a energia elétrica, o híbrido elétrico, o gás natural, o gás natural renovável, o propano e o ‘diesel’ renovável, a UPS aplica-se em todo o mundo para desenvolver a inovação em sustentabilidade”, assinala o referido comunicado.

Com sede em Atlanta, Estados Unidos, a UPS opera em mais de 220 países e territórios a nível mundial, estando cotada na bolsa de Nova Iorque.

 

 

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.