[weglot_switcher]

Ursula von der Leyen quer trabalhar com Portugal para a recuperação da Europa

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse estar “ansiosa” por trabalhar com o primeiro-ministro, António Costa, ao longo da presidência do Conselho da União Europeia (UE), que Portugal assumiu esta sexta-feira, dia 1 de janeiro.
1 Janeiro 2021, 16h28

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse estar “ansiosa” por trabalhar com o primeiro-ministro, António Costa, ao longo da presidência do Conselho da União Europeia (UE), que Portugal assumiu esta sexta-feira, dia 1 de janeiro.

Numa mensagem publicada na sua conta oficial da rede social Twitter, von der Leyen congratulou, em primeiro lugar, a Chanceler alemã, Angela Merkel, pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos seis meses, nos quais a presidência alemã viu a sua agenda ocupada pelas questões da pandemia de Covid-19.

“Obrigada, Angela Merkel e presidência alemã do Conselho da UE por fazerem a UE avançar nos últimos seis meses, num ano tão desafiante”, começou por afirmar von der Leyen.

“Boa sorte, António Costa e presidência portuguesa do Conselho da UE. Estou ansiosa por trabalhar convosco para a recuperação da Europa e pela saúde dos nossos cidadãos”, referiu ainda a presidente da Comissão Europeia, numa mensagem em que identificou ambos os governantes.

Na quinta-feira, o presidente do Conselho Europeu havia já publicado também uma mensagem na mesma rede social agradecendo o “trabalho extraordinário” da Chanceler alemã e da sua presidência do Conselho da UE, num contexto “especial”, lembrando também a pandemia.

“Bem-vindo, António Costa. Conto com a nossa cooperação para fazer avançar a UE em direção a uma era pós-Covid”, escreveu Charles Michel numa mensagem em português e alemão, na qual identificou o primeiro-ministro, António Costa, e a Chanceler alemã.

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, também desejou esta sexta-feira ao primeiro-ministro português sucesso na Presidência do Conselho da União Europeia, expressando disponibilidade para “trabalhar em conjunto” na recuperação europeia.

“Os meus melhores votos de sucesso ao primeiro-ministro português no seu primeiro dia da Presidência do Conselho”, afirmou Sassoli, numa mensagem publicada em português e inglês na sua conta na rede social Twitter, na qual identificou a conta de António Costa.

Portugal assume esta sexta-feira, dia 1 de janeiro, a presidência do Conselho da União Europeia, sucedendo à Alemanha, que trabalhou nos últimos seis meses para responder à crise provocada pela pandemia da Covid-19.

Esta será a quarta presidência portuguesa da UE, depois de 1992, 2000 e 2007, e estender-se-á pelo primeiro semestre de 2021. Antecede a presidência da Eslovénia, que se inicia no segundo semestre deste ano.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.