[weglot_switcher]

Usa caderneta bancária? Levantamentos de dinheiro acabam a a 14 de setembro

Esta medida é uma consequência direta da entrada em vigor das novas regras europeias, que exigem mais segurança nas operações bancárias. Clientes do Montepio Geral, Caixa Geral de Depósitos e Crédito Agrícola só vão ser utilizadas para consultar o saldo bancário.
3 Setembro 2019, 16h43

As famosas cadernetas dos bancos vão estar limitadas apenas à consulta do saldo disponível e aos movimentos contabilísticos, noticia o jornal ‘Correio da Manhã’ esta terça-feira. A data para o fim do levantamento de dinheiro com este formato termina no próximo dia 14 de setembro, na Caixa Geral de Depósitos, Crédito Agrícola e Montepio Geral.

Esta medida é uma consequência direta da entrada em vigor das novas regras europeias, que exigem mais segurança no que refere as operações bancárias. Apesar de continuarem a ser utilizadas, apenas podem ser utilizadas para a consulta de saldo nas máquinas das respetivas entidades.

Para avançar com esta medida, os bancos tiveram de pedir autorização ao Banco de Portugal, sendo que o regulador considerou que as três entidades bancárias poderiam manter as cadernetas.

A partir da data limite, 14 de setembro, os clientes dos três bancos vão ter de aderir ao cartão de débito para continuar a realizar operações. A CGD vai disponibilizar um cartão gratuito por um ano, enquanto o Crédito Agrícola vai promover a adesão a este cartão aos utilizadores que apenas têm caderneta.

Por ter 290 mil clientes com caderneta, a CGD disponibilizou a app Caderneta, com as mesmas especificidades da física. Este ano, a CGD aumentou o custo de levantamento de dinheiro através da caderneta para 2,86 euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.